Agricultor familiar inova na produção de maracujá, demostra alegria e amor pela agricultura.

O casal de agricultores confirmam presença no II Congresso da Agricultura Familiar de Tucumã.
 (Texto/ Roney Wydamaior/ Fotos/ Yanne Wermuh Braga/ Assessoria de Imprensa) No município de Tucumã é normal se encontrar os agricultores familiares em suas atividades agrícola desenvolvendo seus trabalhos, muitas vezes consorciando as plantações e com isso gerando uma boa produção que consequentemente traz uma renda sustentável mais abundante. Cláudio Azevedo e Sonia Machado casal de agricultores da Fazenda Santa Inez, localizadas as margens da Rodovia P A 279, mais precisamente no KM 181, apostam na plantação de lavoura de maracujá como fonte de renda e estão felizes com o resultados. A cultura se adaptou bem na propriedade e tem mercado garantido no comercio local do município. 
Incentivo
Entre ramos e folha, o maracujá está pronto para ser colhido. A fruta é a principal fonte de renda do casal de agricultores dessa propriedade de Tucumã. Como modelo para mostrar a viabilidade da produção orgânica de forma organizada em pequena área de terra, Claudio Azevedo e Sonia Machado plantaram cerca de cem pés da fruta a três anos atrás e de lá para cá, o maracujá só tem trazido alegria para o casal.  Eles explicam como começaram a plantação “Foi através de incentivo de um de meus irmãos que mandou as sementes da Cidade de Vitória da Conquista no Estado da Bahia onde foi possível iniciar o plantio”, explica Claudio.
Produção
Com a relação à produção e a comercialização da polpa do maracujá, Sonia Machado informa que no sistema de irrigação e possível manter produção o ano todo e que os cem pés de maracujá garantem uma renda mensal algo em torno de R$ 3.000,00 (Três Mil Reais). “Tendo crença, força de vontade e através da perseverança se consegue os resultados planejados. Eu trabalhei nove anos em uma empresa com carteira assinada e nunca imaginei que na roça e com a plantação de maracujá poderia ter uma renda bem melhor. Trocar a cidade pela a zona rural vejo hoje que foi uma decisão acertada”, comenta Sonia. 
Plantio
Por se tratar de uma trepadeira, é importante construir um sistema de sustentação para auxiliar no crescimento da planta. Basta conduzir o maracujazeiro na vertical, um metro e oitenta centímetro do nível do solo, como o auxílio de estacas de madeira e o crescimento na horizontal será guiado por fio de arame. Ao cortar a ponta do maracujazeiro, brotarão dois novos ramos(braços) e, deste modo, basta coloca-los em sentidos opostos. Este sistema é chamado de espaldeiramento. Quando os ramos do maracujá estiverem chegando ao solo, é recomendada uma limpeza. 
Congresso da Familiar
O evento, que tem como propósito fortalecer a economia local e incentivar a agricultura familiar. O evento é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Associações de Pequenos Produtores Rurais e conta com o maciço apoio da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, Turismo e Industria.
Outro ponto que vai ser amplamente discutido no Congresso da Agricultura Familiar, será de tratar com objetividade de uma construção de uma agenda positiva de investimentos em recursos e assistência técnica e de acompanhamento em propriedades de agricultores rurais visando atender as demandas de forma satisfatória. Há uma expectativa em torno do Prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini em que o mesmo anuncie e faça assinatura de um termo de cooperação técnica entre prefeitura e órgãos tanto na esfera estadual como no âmbito do governo federal.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO DA AGRICULTURA FAMILIAR
08:00 – 09:00 – Café da Manhã
09:00 – 10:00 – Composição da mesa e pronunciamentos das autoridades. (Cerimonial)
10:00 – 10:30 – Apresentação do evento. (Marcela Pereira Salazar – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã)
10:30 – 11:15 – Apresentação das potencialidades da agricultura familiar em Tucumã. (Clarismar Oliveira – Secretário Municipal de Agricultura de Tucumã).
11:15 – 12:00 – Dados técnicos e potencialidades da piscicultura local. (Estevam – Engenheiro de Pesca da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER).
12:00 – Almoço com churrasco
13: 00 – 14:00 – Formação de grupos dos seguimentos da produção e elaboração de demanda anual. (Produtores rurais/ Colaboradores).
14:00 – 15:00 – Sistematização de demandas e debate para o estabelecimento final da agenda anual de investimentos. (Agentes Financeiros, Produtores Rurais e Assistência Técnica).
15:00 – 16:00 – Assinatura da agenda anual da produção agropecuária familiar de Tucumã. (Presidentes de Associações, Agentes Financeiros, Assistência Técnica, Prefeito Municipal, Presidente da Câmara Municipal, demais autoridades presentes...).
FESTA DO AGRICULTOR
16:00 – Café Colonial
17:00 – Inauguração da Boutique do Peixe

20:00 – Baile Country (Noite Cultural), animação Banda Ciclone.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense