Alunos da Casa Familiar Rural recebem palestras sobre os impactos ambiental na agricultura familiar

(Texto e Fotos/ Assessoria de Imprensa) A direção da Casa Familiar Rural de Tucumã e Ourilândia do Norte reuniu, nesta semana, alunos para assistirem palestra relacionado agricultura familiar. Ação, contou com a participação da Prefeitura de Tucumã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Industria que tem como titular da pasta, Laudi José Witeck, da servidora e técnica ambiental da prefeitura, Monica Cristina, além de Zaqueu Oliveira que é Técnico Ambiental e Viveirista Florestal, funcionário da empresa Caraíba. No encontro foi apresentado dados aos alunos da escola familiar de ensino agrícola mostrando que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e que os perigos a saúde humana do uso dos agrotóxicos em alimentos, onde muito deles são proibidos nos EUA, países da Europa e Ásia, mas são usados no Brasil.
Palestra - A palestra teve como tema: Impacto Ambiental na Agricultura Familiar e foi proferida por Zaqueu Oliveira Técnico Ambiental e Viveirista Florestal, que trouxe como foco ações que promovam e reforçam o uso consciente dos recursos naturais. Na ocasião, alunos que são filhos de agricultores dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte e que estudam na Associação da Casa Familiar, assistiram palestra que debateu o uso sustentável de água e da terra, do perigos que os agrotóxicos trazem a cadeia da segurança alimentar e nutricional do ser humano.

O funcionário da empresa Caraíba, Zaqueu Oliveira além der ser Técnico Ambiental e Viveirista
 Florestal também e especialista em recuperar área degradas. Para ele este contato com os jovens foi muito renovador devido ser de uma forma de agregar e de transmitir este conhecimento sobre a importância da agricultura familiar visando um aproveitamento racional dos nossos recursos naturais tendo a consciência de não prejudicar o meio ambiente.  Ampliar os conhecimentos e inserir novas possibilidades de cultivo no setor produtivo agrícola e a inserção de novas culturas no campo agrícola em pequenas propriedades na zona rural de Tucumã, pode tornar uma alternativa lucrativa e saudável.


Sustentabilidade - O secretário do Meio Ambiente, Laudi José Witeck destaca que essas palestras e importante por que permite a orientação da produção agrícola e o uso consciente dos recursos naturais em propriedades do Munícipio de Tucumã, ressaltando que o encontro com estudantes filhos de agricultores é importante para discutir a preservação do meio ambiente o que estimula a preservação da flora, fauna preservação das águas, em especial o cuidado com os rios fresco, branco e as nascentes do manelão que são as maiores fontes natural para a produção agrícola do município.

Os alunos da Casa familiar Rural de Tucumã e Ourilândia do Norte podem contar com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucumã que dará condições para que a agricultura familiar no município seja ampliada sem agredir os recursos naturais. Witeck garantiu que vem trabalhando um projeto sustentável que será apresentado para o prefeito Adelar Pelegrini e que o mesmo será enviado para a Câmara Municipal de Vereadores que prevê coibir a comercialização de agrotóxicos em lojas agropecuárias do município, esclarece. Ainda para Laudi Witeck e preciso repensar uma maneira para que produção agrícola e os produtos da agricultura familiar possa realmente gerar renda para o pequeno agricultor e a formula para isso e sem dúvida uma união através de uma política voltada ao cooperativismo.   

Solicitação - Ao final da palestra um vídeo foi apresentado onde demostrou a importância da agricultura familiar na vida dos agricultores e para o mundo globalizado. O aluno da Casa Familiar Rural de Tucumã e Ourilândia do Norte, Wander Júnior disse que gostou muito da palestra e que irá auxiliar em seus estudos que tem como objetivo de construir conhecimento sobre agroecologia, com foco na sustentabilidade e na produção de alimentos sem agrotóxicos. Wander Júnior já está no seu terceiro ano de estudo na escola familiar solicitou um curso voltado para o manejo e plantio de mudas de espécie tropicais e nativas.

Educação no Campo -  Associação Casa Familiar Rural, está localizado na vicinal P-01 zona rural do município de Tucumã e de acordo com o coordenador João Batista explica que a metodologia de trabalho de ensino se traduz nos princípios relacionados a pequena produção familiar diversificada; prioridade para segurança alimentar; organização livre e democrática dos agricultores; agricultura sustentável; princípios agroecológicos. O projeto só e viável graças uma parceria que abrangem a Igreja Católica que fornecem o espaço físico denominado de Centro de Formação e os apoios em forma de convênio do Governo do Estado do Pará com as Prefeituras de Tucumã e Ourilândia do Norte.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense