Profissionais da rede municipal de saúde de Tucumã são Capacitados para realizar teste rápido de diagnóstico de HIV

(Texto e Fotos/ Roney Wydiamaior/ Ascom/ P. M. Tucumã) O 12° Centro Regional de Saúde, de Conceição do Araguaia, órgão de saúde pública ligado à Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa) capacitou cerca de 20 experientes enfermeiros contratados e concursados para continuarem a desenvolverem ações nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Tucumã (UBS e UBSF), para continuarem o teste rápido para diagnóstico do vírus HIV e Sífilis.
O curso foi ministrado pela a equipe de saúde formada por uma enfermeira, farmacêutica além de José Antônio França Nunes (Joca), diretor do departamento de endemias do 12° Centro Regional de Saúde que vieram ao município ministrar a capacitação de teste rápido de HIV/Silfilis e treinamento para a implantação do Programa Rede Cegonha destinado a gestantes do município de Tucumã. Participaram do curso enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímico e biomédicos que irão atuar nos respectivos programas.
De acordo José Antônio França Nunes diretor de endemias do 12° Centro Regional de Saúde, explica que essa, é uma exigência do Ministério da Saúde, aos profissionais que atendem às unidades de saúde que aderiram o Programa Rede Cegonha (programa que garante o teste rápido de HIV em todas as gestantes e parceiros no caso o município de Tucumã para dar início à realização do pré-natal), é ministrado por equipe multiprofissional do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da 12° regional de saúde.
Para a enfermeira Patrícia Maria Witeck, Coordenadora de Vigilância em Saúde de Tucumã, explica que a intenção da capacitação é que todos os enfermeiros das unidades de saúde sejam capacitados com aulas práticas e teóricas de forma a melhor atender e acolher os pacientes que possivelmente entrem em contato com o vírus. “O principal interesse na equipe técnica da 12° é frear o aumento de casos de pessoas em contato com o vírus oferecendo mais informação quanto à prevenção e ainda, orientar e acolher os pacientes infectados da melhor forma possível. Explica Patrícia Witeck.

O município de Tucumã já disponibiliza diariamente testes rápidos de HIV, Sífilis, e outros que são aplicados para a população em geral no Centro de Testagem e Aconselhamento no Hospital Municipal Hilarina Barretos ou seja no 10 de maio localizado na Avenida Ceará no Bairro das Flores e que nos próximos dias com a implantação do Programa Rede Cegonha, assim que a paciente confirmar a gravidez os testes passaram ser aplicados imediatamente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense