Prefeitura de Tucumã conclui construção da Ponte do Rio Manelão “Agrovila do Cuca”.

 (Roney Wydiamaior/ Ascom/P.M.Tucumã) A Prefeitura de Tucumã concluiu essa semana a construção da nova ponte sobre o Rio Manelão, localizado na vicinal 12 nas proximidades da Agrovila do Cuca, zona rural de Tucumã. Com essa ação atual administração garante melhores condições para o tráfego de moradores e caminhões que transportam insumos agrícolas, produção pecuária seja de leite ou de gado de corte, produção de cacau e toda a produção referente de produtos de origem da agricultura familiar daquela região.
A construção desta ponte também representa uma reivindicação dos moradores e produtores rurais da região. Eles ficaram sem uma travessia sobre o Rio Manelão (Passando com um bote improvisado com tambor), desde a queda e a destruição da ponte até então existente no local há cerca de dois anos. A nova ponte sobre o Rio Manelão conta com 30 metros de extensão por 17 de largura. E importante destacar que a obra acontece com recursos destinado para a construção da ponte na zona rural do município, para a executado em uma parceria entre prefeitura de Tucumã com o Governo Federal junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através de emenda parlamentar do Deputado Federal, Zé Geraldo (PT).
Além da ponte feita toda em bate – estaca batida e cravada, travamento e parafusada e com madeiramento certificado de qualidade da espécie de Ipê, Amarelão, Pequi, com vigas especiais de madeira em sua sustentação, a prefeitura agora faz o planejamento para a recuperação da estrada de terra que começa após a no antigo Distrito da Agrovila do Cuca e segue até a ponte. De acordo com o prefeito Adelar Pelegrini, esse trabalho tem sido bastante elogiado pelos produtores rurais e o mesmo agradece o empenho do deputado Zé Geraldo na alocação e no empenho da liberação do recurso, lembra Pelegrini.
“Estamos preocupados em oferecer estradas e pontes de qualidade para que os produtores rurais possam deslocar até suas fazendas, sítios, chácaras sem problema algum, mesmo no período das chuvas. Todas estão tendo a base preparada de forma especial, sendo encascalhadas e os bolsões construídos ao longo de toda a via, para que, junto com as curvas de nível, possam deslocar a enxurrada da pista, evitando a erosão”, destaca Adelar Pelegrini.
Desde que tomou posse em janeiro de 2013 a meta da administração “Tempo de Paz e Prosperidade”, é de melhorar a qualidade de vida dos agricultores e produtores rurais, atendendo reivindicação com pedidos de recuperação de estradas e construções de pontes, além de dar oportunidades de capacitação, buscando incrementar a produção agrícola, facilitando a vida e a permanência do homem no campo, comenta o prefeito Adelar Pelegrini.

Finalizando Adelar Pelegrini comentou que esta obra é a continuação de um trabalho iniciado desde de janeiro de 2013 que vem sendo realizado em todo o município, atendendo a necessidade de todos os moradores de diversas comunidades rurais de Tucumã. “Temos olhado com muito carinho para o homem do campo. Essa ponte é uma obra que trará muito mais conforto e segurança para moradores das comunidades da Agrovila do Cuca, Jiboia, Nova Esperança, Santa Luzia, Nega Madalena e vicinais P-02, 12, 11, e 13 jatobá. Informou o senhor Divino Santana. 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense