Kayapós de Tucumã e Ourilândia do Norte criam cooperativa indígena visando industrialização da Castanha do Pará.


Roney Wydiamaior/ Fotos Juscelino Menezes.



Os indígenas das etnias kayapó e Gorotire localizada na região Araguaia Paraense no Sul do Pará, mas precisamente nos municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte e Cumaru do Norte criaram a cooperativa indígena Kayapó  com objetivo de extração, produção, comercialização, agroindustrial, florestal, mineral de recursos hídricos e de crédito de carbono Kayapó LTDA.


Segundo documento apresentado em plenária realizado no Poder Legislativo de Tucumã em reunião presidida por Mizael Pereira Teles  a cooperativa indígena Kayapó além da industrialização da Castanha do Pará irá também manter a tradição no tocante a sustentabilidade da floresta e das reservas naturais. A cooperativa promoverá ainda mediante convênios com entidades especializadas no âmbito do público e privada visando atingir as metas pre estabelecidas beneficiando diretamente os associados da cooperativa indígena Kayapó.


Kokokay Kayapó da tribo indígena Gorotire do Município de Cumaru do Norte foi o eleito ao cargo de presidente da Cooperativa Indígena Kayapó, diz que é uma grande responsabilidade em estar assumindo este projeto junto aos demais membros da entidade e o momento e dar prosseguimento ao projeto formatado por meio do cooperativismo. “Sim o momento o nosso foco será a industrialização da Castanha do Pará, Açaí entre outras matérias primas e recursos naturais disponível na nossa floresta amazônica”.


Wanghar Kayapó em entrevista para imprensa local no qual presidente um entidade enfatizou os benefícios social e econômico para os povos indignas com a criação da cooperativa que terá potencial e legalidade tanto para exploração sustentável de recursos minerais quanto a exportação de toda matéria prima decorrentes em área indígenas. “Essa e uma oportunidade para o povo Kayapó ser beneficiado por recursos naturais gerando renda própria a nós índio por meio do cooperativismo”. Ressalta Wanghar.


Um grupo de empresários paulista ligados a Câmara de Comércio Índia Brasil estão intermediando mercados para a devida comercialização e industrialização de matérias primas em terras indígenas Kaypó no sul do Pará. Uns dos apoiadores do projeto e o cantor e deputado federal, Sergio Reis ao qual estar empenhado em buscar uma agenda presidencial com o então presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro no sentido que o mesmo possa estar presente na inauguração da primeira cooperativa indígena do Brasil o que deverá ocorrer em breve no município de Tucumã. 


















A diretoria da Cooperativa Indígena Kayapó eleita e composta pelos os índios Kokokai Kayapó (Presidente); Bepkajkepti (Vice- Presidente); Pukatire (Secretário); Kaukre e Bebiereti (Conselho Administrativo), Bepta, Bepkoti e Bepkoxe Kayapó (Conselhos Fiscal Efetivo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense