Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda






(Roney Wydiamaior/ Assessoria de Imprensa) A criação de frangos, tanto para postura como para abate, é uma das mais novas alternativas de renda em uma propriedade na zona rural do município de Tucumã localizada na Vicinal Laranjeira com divisa da região Minera Sul no Município de São Félix do Xingu. Desde o começo do ano passado, o agricultor vem investindo nessa atividade, com o propósito de comercializar ovos e carne de frango. Uma dessa pessoa é o jovem agricultor, Rafael Araujo (18), morador de região.
Desde abril do ano passado, ele começou a criar mil (1.000) galinhas para abate, num aviário construído, aos fundos da casa onde mora em sua propriedade, um investimento em torno de 12 mil reais. Rafael Araujo comenta que aderiu a idéia, com o objetivo de ter uma renda extra. Me pareceu um negócio rentável”, explica o jovem agricultor que hoje já detém um plantel em torno de 3.200 galinhas..
De acordo com Rafael Araujo a venda de frangos vai bem ele conta que já têm uma clientela expressiva e que já vende em estabelecimentos comerciais do município, como padarias, supermercados e a pronta entrega tanto na propriedade quanto em residências além de mercados institucionais e que agora busca o mercado da merenda escolar e para o Programa de Aquisição de Alimentos através da Secretaria Municipal de Agricultura do município de Tucumã.
Visita Técnica
No fim do mês de Janeiro, a equipe, formada pelo secretário de Agricultura, Clarismar Pinto de Oliveira, Assessor de Imprensa, Roney Wydiamaior e o técnico em agropecuária e responsável pelo o Departamento de Agricultura e Aqüicultura, Valdemir Ferreira, estiveram visitando a propriedade “Sítio Novo Mundo” distante de tucumã a cerca de 20 km, para acompanhar o desenvolvimento da criação de galinhas.
Diversificação
Para Clarismar Olivieria ressalta a importância de se agregar outras fontes de renda no meio rural, para não depender de uma única cultura. “Nesse sentido continuaremos sempre apostando em muitas atividades, como cacau, a bacia leiteira, a piscicultura, os hortigranjeiros. Agora, com a criação de frangos “ Avicultura”, vamos desenvolver um novo mercado no município, que se bem aproveitado, com certeza trará retorno para os nossos agricultores”, menciona.
Paralelo à produção, a atual administração também busca auxiliar essas famílias na legalização de suas agroindústrias. “Isso é fundamental para que eles possam vender o seu produto depois”, enfatiza o secretário, Clarismar Oliveira.
Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
O secretario lembra que o Município de Tucumã já existe aprovado uma Lei Municipal de número 147 do ano de 1997 que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, porém essa lei municipal de acordo com Clarismar nunca foi colocada em pratica pelos os ex - gestores municipais e que a mesma encontra- se defasada precisando urgentemente de readequá-la e regulamentá-la.
Ainda segundo o secretário municipal de Agricultura o mesmo já se reuniu com o Prefeito Adelar Pelegrini e o mesmo já autorizou a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para que os produtores da agricultura familiar possam poder comercializar a produção agrícola tanto para a prefeitura quanto para o mercado local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense