Memorial pela criação do Estado Carajás será lançado hoje em Marabá



Ulisses Pompeu. A Câmara Municipal de Marabá, atendendo a uma solicitação da Comissão Brandão Pró-Emancipação, realiza hoje, terça-feira, dia 11, uma Sessão Solene de lançamento do Marco Memorial pela Criação do Estado de Carajás, como símbolo permanente da luta pela emancipação político-administrativa dos Estados do Carajás e Tapajós.

Matéria Diagramada para o Jornal Reporte Carajás.
A mesma cerimônia será realizada também hoje em vários municípios desta região. Hoje, dia 11, completa um ano da realização do Plebiscito que mobilizou todo o Estado do Pará pela criação do Carajás e Tapajós.
Na pauta do evento de hoje, haverá abertura da Sessão Solene pela Mesa Diretora da Câmara Municipal. Depois, será feita uma retrospectiva da luta pela criação dos Estados de Carajás e Tapajós, seguida por uma análise do que aconteceu após o Plebiscito, a ação rescisória e o PLIP (Projeto de Lei de Iniciativa Popular), que será apresentado por membros da Comissão Brandão.
Ouvido pela Reportagem do blog, o prefeito eleito de Marabá, João Salame Neto, avaliou um ano da realização do Plebiscito. No entendimento dele, apesar de o resultado não ter sido o esperado nas urnas, a bandeira de luta não foi arriada e não apenas as lideranças políticas continuam ativas em prol da criação dos dois estados, como a própria população continua pedindo a que o Carajás se torne uma realidade.
Instado a fazer uma avaliação se alguma coisa mudou para melhor nesta região após um ano da realização do plebiscito, João Salame opina que não. Para ele, o Estado não se fez mais presente e o abismo entre a região metropolitana de Belém e a de Carajás continua um abismo que só aumenta de tamanho. Ele relembra um empréstimo recente contraído pelo governo do Estado em que a fatia que beneficiará Belém e adjacências é superior a 80%, enquanto para esta região não ficou quase nada.
O prefeito eleito de Marabá acredita que os gestores regionais precisam se unir para que os anseios coletivos sejam apresentados de forma coletiva para os governos estadual e federal, para que as cobranças tenham mais força. “Mas nada disso pode paralisar nossa luta pela criação do Estado do Carajás”, sintetiza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense