Folia de Reis na Zona Rural de Tucumã Encerra com Mistura de Fé e Folclore para Milhares de Pessoas



De acordo com Adelar Pelegrini “administração municipal dará sempre uma atenção especial na preservação dessa cultura, percebemos que a cada ano essa festa ratifica a religiosidade e a fé do nosso povo”
(Roney Wydiamaior) A Tucumã da pecuária e da agricultura não esconde que ainda tem pezinho no Interior. Não falta gente que sinta saudade da época da roça e fique com os olhos marejados ao escutar o som da viola caipira. Para preservar a cultura popular a cidade encerrou os festejos natalinos, com a realização neste domingo (06) do encontro de Folias de Reis.
O prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini (PMDB) prestigiou o último dia da Festa de Folia de Reis do município. Os festejos se encerraram neste domingo, 06 de janeiro, no sitio boa vida, região da P- 07. Por volta das 18 horas, o grupo Três Reis Magos chegaram à localidade de propriedade da família do senhor José Alves Vieira em cantos e louvores.  Em seguida, os foliões receberam as ofertas da população, sendo que cada oferta era agradecida por um canto. Após o recebimento das ofertas, o grupo “Três Reis Magos” e a comunidade rezaram um terço pelas promessas atendidas, e na seqüência, coroaram o festeiro da festa do ano que vem.
Presença

De acordo com Adelar Pelegrini “administração municipal dará sempre uma atenção especial na preservação dessa cultura, percebemos que a cada ano essa festa ratifica a religiosidade e a fé do nosso povo” comenta o Prefeito Adelar Pelegrini, que estava acompanhando de secretários e do presidente da Câmara vereador Anivaldo Julião de Lima” Savanas”, Joel da P -14 Gilvã da Caçamba além é claro das presenças do vereador da capital do Estado do Pará, Belém, José Skaff e lincon diretor geral da Secretaria Municipal de Urbanismo.
Folia de Reis em Tucumã
Nos dias atuais a folia de reis é animada pelo o grupo “Três Reis Magos da Vicinal Laranjeira”, tendo como lema a fé em primeiro lugar os foliões Baltazar, João Preto, Dé, Paulo, Tião Zinho, Vando, Tião Dantas, Tião Guldim.  Não se sabe ao certo qual o ano exato da primeira edição da folia de reis em Tucumã, mais de acordo com o folião João Preto disse que não se recorda com precisão da realização da primeira folia de reis lembra apenas que o fundador que já não se encontra mais entre nós foi o finado “Zizi” que já era folião em Goiás e que provavelmente inicio-se na Vicinal Cajazeira na década dos anos 80. A folia de reis deste ano animado pelo o grupo Três Reis Magos da Vicinal Laranjeira marca o desfecho da programação natalina em Tucumã o que sem dúvida foi uma oportunidade para os moradores manter viva a tradição desta festa popular. O Dia de Reis é celebrado sempre no dia 06 de janeiro, pois marca a visita que Jesus Cristo recebeu dos três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar
Ainda com forte presença no interior do Brasil, a folia de reis é festa religiosa de origem portuguesa. Na tradição católica, celebra a visita que os três reis magos fizeram ao Menino Jesus. Para representá-la, os foliões iniciam as visitas às casas da população poucos dias antes do Natal, sempre cantando e levando a bandeira do Divino. Em 6 de janeiro, realizam festa que marca o fim da comemoração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense