Momento Saúde! Você Sabe o que é Labirintite. ?. Doença atinge cerca de 33% da população brasileira


Segundo pesquisa realizada pela Unifesp, o principal sintoma da doença, a vertigem, é a sétima queixa entre as mulheres e a quarta entre os homens
(William Nascimento) A labirintite é um termo utilizado por grande parte da população para designar uma doença que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição, pois afeta o labirinto estrutura do ouvido constituída pela cóclea (audição) e pelo vestíbulo (equilíbrio). O que a maioria das pessoas não sabe, é que esse termo é utilizado de forma imprópria, pois a labirintite é apenas uma das doenças existentes dentro dos casos de labirintopatias e vestibulopatias. 

Segundo uma pesquisa realizada na Unifesp mostra que a vertigem, o principal sintoma da labirintite, é a quarta queixa entre os homens e a sétima entre as mulheres, e atinge cerca de 33% das pessoas em algum momento da vida. Na terceira idade a doença se torna mais frequente podendo atingir até 65%. 

De acordo com o Dr. Luiz Augusto de Lima, Otorrinolaringologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, a labirintite é uma infecção do labirinto que pode ter diversas causas. Na maioria dos casos as bactérias são a causa dessa infecção, porém a labirintite também pode ser ocasionada por vírus que acometem o labirinto. 

"A labirintopatia se manifesta, em geral, depois dos 40, 50 anos, decorrente de alterações metabólicas e vestibulares. Níveis altos de colesterol, triglicérides e ácido úrico podem acarretar em mudanças dentro das artérias, que reduzem a quantidade de sangue circulando nas áreas do cérebro e do labirinto". 

Os sintomas mais comuns são: tontura, atordoamento, sensação de cabeça leve, impressão de queda, instabilidade, náuseas e vômitos. "Há pacientes que sentem que estão flutuando, ou tem a impressão de que irão cair a qualquer momento. Para evitar demais transtornos, quem apresenta esse sintoma deve procurar por auxílio profissional para diagnóstico e tratamento". 

Os exames efetuados para diagnosticar a doença quando o paciente apresenta os sintomas clássicos de labirintopatias são: tomografia computadorizada, ressonância magnética e testes vestibulares. O profissional explica outros fatores agravantes quando existe possibilidade do paciente estar com alguma labirintopatia. "Fumantes e pessoas com o hábito de ingerir bebidas alcoólicas regularmente podem agravar o quadro clínico, pois o álcool e a nicotina e diversas outras substâncias contidas no cigarro, são agressivas ao sistema vestibular". 

Alguns estudos realizados na Escócia e na Finlândia indicam que distúrbios conhecidos popularmente como labirintite atingem cerca de 10% das crianças e até bebês. "Embora raro, as labirintopatias podem acometer as crianças, que na maioria dos casos são relacionados com alterações congênitas, e que devem ser tratadas com medicamentos em doses adequadas para a idade", esclarece o otorrinolaringologista. 

O Dr. Luiz Augusto de Lima explica que existem vários tratamentos disponíveis para as labirintopatias. "Existem os vasodilatadores que facilitam a circulação sanguínea, labirinto supressores, que suprimem a tontura com ação no sistema nervoso e medicações que atuam sobre outros sintomas como a náusea, vômito e o mal estar". "O mais importante é procurar um médico caso os sintomas comecem a aparecer. Ele poderá estabelecer a causa da doença e indicar o tratamento mais adequado" finaliza o profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense