Você Sabia que a Água Quente Congela mais Depressa que a Fria?


Sociedade Real de Química do Reino Unido lança desafio para explicar o misterioso efeito Mpemba.

(The Guardian) De acordo com uma publicação do The Guardian, a Sociedade Real de Química do Reino Unido decidiu lançar um desafio: eles pagarão um prêmio de £ 1 mil (aproximadamente R$ 3.300) para quem conseguir solucionar o mistério relacionado ao efeito Mpemba, ou seja, para quem explicar o motivo pelo qual a água quente congela mais depressa que a água fria.
Aliás, você sabia disso?
O efeito tem esse nome devido a um garotinho africano chamado Erasto Mpemba que, nos anos 60, teve que fazer um trabalho escolar que consistia em ferver leite, deixá-lo esfriar e, depois, levá-lo ao freezer para que se transformasse em sorvete. Entretanto, com medo de não ter onde guardar o líquido, Mpemba decidiu congelar o leite ainda quente. Como se fosse mágica, o produto do menino congelou mais depressa que o dos demais estudantes.
Apesar de ter sido batizado como Mpemba, esse efeito é um velho conhecido — sério, você sabia disso? —, tendo sido, inclusive, mencionado na antiguidade por Aristóteles, Francis Bacon e até Descartes.
Contudo, embora tenha sido observado em laboratório, ninguém sabe explicar ao certo por que ele acontece — contradizendo a teoria de transferência de calor de Isaac Newton.
Possibilidades
Segundo o site PhysOrg, inúmeras teorias já tentaram explicar o fenômeno, mas nenhuma delas com um resultado muito convincente. Os cientistas já tentaram associar o efeito ao fato de que a evaporação da água quente pode reduzir o volume de líquido que será congelado ou, ainda, que a concentração de componentes dissolvidos pode influenciar no processo de solidificação.
Entretanto, devido à quantidade de variantes envolvidas — volume de água, formato e composição do frasco contendo o líquido, concentração de componentes químicos, diferença na temperatura inicial etc. —, serão necessários muitos experimentos para explicar de uma vez por todas o efeito Mpemba.
Portanto, desejamos boa sorte aos participantes do desafio e vamos aguardar ansiosamente até o final de julho, quando o vencedor será anunciado, para descobrirmos a resposta desse enigma. E você, leitor, tem alguma teoria?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense