Município de Tucumã está impossibilitado de acessar recursos federais


 Hoje dos 144 Municípios do Pará, apenas 11 possuem cadastro limpo para com a união, são eles: Ananindeua, Augusto Correia, Dom Eliseu, Jacaré Acanga, Limoeiro do Ajurú, Oriximiná, Ourilândia do Norte, Paragominas, Piçara, Rio Maria e Santa Maria das Barreiras. 
(Confederação Nacional dos Municípios) Menos de 90 dias após o “Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas” promovido pelo Governo Federal nos dias 28 a 30 de janeiro deste ano, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez nova pesquisa na situação da regularidade do sistema CAUC – Cadastro Único de Convênios da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). E o resultado surpreendeu, pois constatou-se que 4.458 (80,1% do total) Municípios brasileiros estão com itens a comprovar, ficando assim impedidos de celebrar convênios com a União.
Neste início de mandato dos novos prefeitos e prefeitas eleitos, ocorreu uma taxa de renovação muito expressiva. São 4.063, (72,9%) os novos gestores que assumiram seus municípios com uma forte crise financeira. Os gestores foram chamados pelo governo federal para conhecer os programas federais e celebrar convênios. No entanto, mais de 80% deles estão impedidos pela legislação de celebrar convênios. A tabela abaixo traz a situação no último dia 20/02/2013.
Os itens responsáveis pelo maior número de restrições no CAUC são: Publicação do Relatório de Execução Fiscal (RGF) com 3.318 (59%); do Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO com 3.171 (57%); Regularidade quanto as Contribuições Previdenciárias com 2.042 (36,7%) e a Regularidade Previdenciária com 1.527 (27,4%).
Esta é a primeira vez que, nos levantamentos da CNM, o número de municípios com itens a comprovar relativos a entrega dos Relatórios previstos na Lei Complementar nº 101/2000 (LRF) é maior que os itens relativos a previdência. Como um município pode ter mais de um item “a comprovar”,  a CNM fez um cruzamento para saber quantos municípios têm pelo menos uma pendência no sistema, chegando ao número de 4.458, (80,1%) cidades.
Em termos percentuais, relativamente ao número de municípios de cada Estado que estão com itens a comprovar, os Municípios dos Estados do Piauí (96,4%), Amazonas (95,2%), Pará (95,1%), Tocantins (95,0%) e Pernambuco (94,6%) lideram. Quase todos estão impedidos de celebrar convênios. Os estados com o menor número de municípios são o Mato Grosso do Sul (53,8%), Rio Grande do Sul (56,9%) e Paraná (68,2%), muito embora estes percentuais ainda sejam muito expressivos.
A situação piorou bastante em menos de 30 dias: em 18/01 eram 3.589 municípios em todo o Brasil; no dia 20/02 passaram para 4.458, um crescimento de 24,2%. Conforme mostra a tabela, o Estado do Rio Grande do Sul que tinha um dos menores percentuais em janeiro, teve um crescimento de 109% no numero de municípios com pendência, seguido de Santa Catarina, com um aumento de 93%, e do Paraná, com 67,9%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense