Pará terá laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro


(Julia Garcia/ Fotos RODOLFO OLIVEIRA/ AG) A Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), ligada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) vai receber até o final de 2013 quase um milhão de reais em investimentos do Ministério da Justiça. O montante será utilizado na implantação do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB –LD), um projeto da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) para auxiliar no combate a este tipo de crime e na recuperação de ativos ilícitos, e que chega ao estado para auxiliar órgãos de investigação. A inauguração da unidade paraense acontece em julho deste ano.
Na manhã desta sexta-feira (8), Roberto Zania, coordenador nacional do LAB-LD, do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI,) esteve na sede da Siac apresentando o LAB-LD para órgãos e instituições ligadas ao trabalho realizado pelo sistema, como Polícia Civil, Banco do Brasil, Receita Federal, Controladoria Geral da União, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Ministério Público. “O LAB-LD é um mecanismo que auxilia na investigação e análise de dados bancários, telefônico, fiscal e contábil, por meio de softwares operados por profissionais qualificados. Acredito que o Pará, por causa do trabalho já realizado pelo núcleo de inteligência existente no estado, não terá dificuldades em operar o sistema e realizar um ótimo trabalho”, destacou Zania.
Luiz Fernandes, titular da Segup, comemora os futuros investimentos no estado e as novas possibilidades de combate à corrupção e lavagem de dinheiro promovidas pelo LAB-LD. “A instalação do laboratório e a integração entre órgãos possibilita que nós possamos combater mais de perto a ação de quadrilhas criminosas. Na medida em que não estaremos apenas investigando e identificando atividades criminosas e seus agentes, mas também mapeando e recuperando ativos ilícitos. Desta forma tiramos o fôlego destas organizações, desbaratando suas atividades e o meio de manutenção dos crimes”, explicou o secretário.
A decisão de implantar o sistema no Pará foi firmada em Dezembro de 2012, após a assinatura de um acordo entre Segup e Ministério da Justiça. O investimento inicial do Ministério da Justiça no estado, que acontece até o final de 2013, é utilizado na aquisição de computadores, hardwares, softwares, servidores e visitas técnicas no período de implantação. Ainda está previsto um novo aporte de recursos de quase R$ 850 mil para 2014. Em todo o país 16 LAB-LD já estão funcionando e mais 12 estão sendo implantados em diversas capitais. Outro benefício da implantação do LAB-LD no Pará é a rede de colaboração técnica que existe entre as unidades espalhadas pelo país.


No final de 2005, na reunião anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), foi decidido instituir uma unidade modelo para lidar com crimes que envolvam grandes volumes de dados financeiros. Em 2007 o LAB-LD começou a trabalhar e desde então 815 casos já foram analisados e mais 830 relatórios gerados. Já foram identificados pelo sistema mais de R$ 17 bilhões de reais em ativos com indícios de ilicitude. Com o auxílio do laboratório, o estado de São Paulo conseguiu em 2011 recuperar mais de 1 bilhão de reais em ativos ilícitos após investigações que utilizaram o LAB-LD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense