Momento Histórico: Incra começa Entregar os Primeiros Títulos de Terras no Projeto de Assentamento Tucumã


Espera-se que com o recebimento do Titulo da propriedade rural a família assentada passa a ter mais mobilidade no acesso às políticas publicas disponibilizadas pelo governo federal, como linhas de crédito e até aposentadoria.
(Roney Wydiamaior / Assessoria de Imprensa) A Prefeitura Municipal de Tucumã, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Câmara Municipal, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e o Sistema de Informações de Projetos e Reforma Agrária (SIPRA), se mobilizam para a tarde desta sexta feira a entrega dos primeiros títulos de terras no Projeto de Assentamento Tucumã.
A cerimônia de entregas de aproximadamente de 100 títulos de terras a trabalhadores e produtores rurais acontecem nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida e vai contar com as presenças alem de autoridades ligadas a autarquias responsáveis pela regularização fundiária na Amazônia Legal do Governo Federal, além de líderes sindicais e de movimentos sociais e entidades ligadas à luta pela a reforma agrária no Estado do Pará e a participação do deputado federal Zé Geraldo e da deputada estadual Bernadete Ten Caten ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).
Para essa etapa de regularização fundiária está programada a emissão de títulos de lotes de terras que vão de 16 hectares, ou seja, pouco mais de três alqueires até 102 hectares o que equivalem a 21 alqueires, sendo que agricultor terá que pagar pela a terra mais que tem uma carência pra começar quitar.
Espera-se que com o recebimento do Titulo da propriedade rural a família assentada passa a ter mais mobilidade no acesso às políticas publicas disponibilizadas pelo governo federal, como linhas de crédito e até aposentadoria.
O projeto de Assentamento Tucumã (Leia – se P A TUCUMÃ) criado em 1991 e considerando um dos mais extensos do Brasil, compreendendo uma área equivalente em torno de 400 mil hectares, com capacidade de assentar aproximadamente 6.500 famílias. Mais essa informação não e bem aceita por parte da classe ruralista que defende outro modelo de regularização fundiária no município, sendo uma proposta está sendo analisada entre as classes ruralista e trabalhadores rurais o que permitiria o Programa Terra Legal, legalizar terras até 232 alqueires.    



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense