Rodovia Estadual 279 vai ser interditada por produtores rurais.

A VOZ DA APYTEREWA. Paulinho conclama a todos trabalhadores e produtores rurais a descruzar os braços e mostrar a cara na manifestação
(Roney Wydiamaior) A rodovia estadual 279 via de acesso as cidade de Tucumã, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Água Azul do Norte a Xinguara vai amanhecer interditada por cinco horas no próximo dia 14 de junho a altura do rio Caitete. A informação foi pronunciada por Paulinho Apyterewa durante sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Tucumã.
Por cinco minutos, Paulinho Apyterewa usou a tribuna popular do legislativo municipal pra informar as autoridades e toda a sociedade civil organizada e a imprensa local e regional de como se procederá ao bloqueio total da P A 279. “Quero aqui conclamar toda a comunidade, lideranças dos movimentos sociais, pecuário, empresários, classe política, trabalhadores rurais da Belauto e demais regiões, sem terras e em especial os agricultores das regiões do paredão, apyterewa em fim, iremos fazer uma manifestação pacifica e ordeira, ponderou o representante da comissão da região da Apyterewa, Paulinho”.
Na pauta da manifestação está a Questão Índígena, e o debate se dará em todo o Brasil tendo a frente à Federação de Agricultura e Pecuária do Brasil, liderado pelo o deputado federal Luiz Carlos Heinze, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, na Câmara dos Deputados.
Uma frase no convite da paralisação nacional pela a produtividade e subsistência sem conflito chama atenção com os seguintes dizeres “Onde tem justiça, tem espaço para todos é hora de mostrar a cara e descruzar os braços”.  
O documento faz referência sobre a proporção tomada pelos os conflitos agrários no Brasil, com especial destaque para os relacionados com as populações indígenas, tem preocupado o setor produtivo da agropecuária nacional. A insegurança jurídica causada por ocasião da identificação e posterior demarcação de novas reservas indígenas efetuadas pela Fundação Nacional do índio (Funai) e isso se dá devido o agravamento da situação enfrentada pelo o setor produtivo frente as últimas invasões ocorridas nas propriedades, inclusive com registro de feridos e óbitos, não resta outra alternativa a não ser o fechamento de rodovias em todo o território nacional onde há demarcações de terras envolvendo situações indígenas a fim de resolver esse impasses e que essa atitude venha sanar os interesse nacional.   
Apyterewa

No final do ano passado a justiça Federal de Redenção, representada pelo Juiz Dr. Daniel Santos Rocha Sobral, suspendeu, todas as medidas executória do INCRA e do IBAMA, nas áreas indígenas Apyterewa e Assentamento da Belauto. O Juiz Federal atendeu ao Pleito da Associação dos Agricultores Rurais do Setor Belauto, que estão sendo transferidos das terras indígenas, para aquele assentamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense