Autoridades municipais de Tucumã se reuniram na vila da P 07 com representantes da empresa Caraíba e INCRA



(Roney Wydiamaior/ Assessoria de Imprensa) Na Igreja Católica da P 0-7 durante essa semana o Prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini, Presidente da Câmara de Vereadores, Savanas, Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Marcela Pereira Salazar, Advogado Luiz Gustavo, presidente da Comissão de Agricultura, Reforma Agrária e Meio Ambiente Vereador e Sindicalista José Costa dos Santos “Pelé” Representantes da empresa Caraíba Metais e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e além de moradores da Vila da P 07, discutiram os procedimentos e propostas da remoção de cerca de 17 famílias que estão entorno do projeto “Boa Esperança” para as devidas indenizações e de serem reassentas em uma nova área.

As informações por parte do governo municipal de Tucumã dão conta de que todo o empenho por parte da atual administração junto às esferas políticas no sentido viabilizar e acelerar todo o tramite legal solicitando inúmeras vezes junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, no que tange as licenças ambientais e algumas consonantes já estão em fase final de aprovação e que inclusive nos próximos dias já será emitida por parte do órgão responsável a licença previa de instalação para que a empresa já comece a ser movimentar e a trabalhar na região de fato e de direito, enfatiza Pelegrini. 

Unidades

A empresa terá quatro unidades básicas: mina a céu aberto; área de deposito e barragem de rejeitos; instalação do beneficiamento mineral e  unidade administrativa.

Caraíba

http://www.folhadeourilandia.com.br/picture/portal/foto.gifA maior mineradora do Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Miguel Calmon (IMC), poderá implantar no município de Tucumã um projeto de extração e beneficiamento de minério de cobre. A Mineração Caraíba S.A., sediada no estado da Bahia, atua na área mineral há 40 anos e já gerou mais de 2 bilhões de dólares de divisas para a economia brasileira.
Em Tucumã a empresa trabalha a mais de seis anos à frente do Projeto Boa Esperança que é um depósito de cobre localizado a cerca de 40 km da sede do município, na região do povoado da P-7. A jazida foi descoberta em 2003, tendo sido pesquisada até o ano de 2007 pela empresa Codelco do Brasil Mineração Ltda., a qual cedeu os direitos minerais para a Mineração Caraíba S.A.
Após dar seqüência na continuidade das pesquisas na área, mediante a execução de mais 10.500 m de sondagens, a Caraíba constatou a viabilidade da produção de cobre no morro Boa Esperança e está desenvolvendo a primeira etapa do projeto com a concessão de licenças junto ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).
Mineração Caraíba vai gerar mais empregos diretos para Tucumã
Quando estiver produzindo a Mineração Caraíba S.A. vai gerar mais de 500 empregos diretos e outros 150 indiretos. “A folha bruta de pagamento da empresa poderá chegar a mais de 1,5 milhões por mês, trazendo um impacto relevante na economia do município”, afirmou. Ainda segundo ele a Caraíba irá privilegiar mão de obra local sempre que for possível.
O projeto Boa Esperança que está sendo desenvolvido pela Mineração Caraíba poderá aumentar a arrecadação municipal de Tucumã.
A empresa irá pagar anualmente cerca de 48,3 milhões de reais em impostos estaduais, federais e municipais. Desse total mais de 3,5 milhões de reais referentes ao CFEM - Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, e ao ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), ficarão diretamente nos cofres públicos sem repasse para esferas superiores. Isso quer dizer que a prefeitura poderá utilizar este recurso em melhorias para o município, tais como educação, saúde, esportes e infra-estrutura.
Outros tributos irão fortalecer a economia do país e poderão retornar à Tucumã através de programas estaduais e federais. Serão eles: IR – Imposto de Renda no valor de R$31,8 milhões; CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido no valor de R$11,4 milhões e parte estadual do CFEM - Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais.
Projeto Boa Esperança terá vida útil de 17 anos
O projeto de cobre da Mineração Caraíba denominado Boa Esperança, localizado na Colônia P-7 em Tucumã-PA, terá uma vida útil de aproximadamente 17 anos. A empresa divulgou a informação com base nas pesquisas e sondagens geológicas realizadas desde o ano de 2003 por várias empresas especializadas.
Os relatórios indicaram a existência de minério de cobre com teor economicamente viável. O tamanho estimado dos recursos minerais está avaliado em cerca de 75,2 milhões de toneladas com teor de 0,81% em cobre.
Além de extrair o minério a Caraíba pretende implantar uma indústria de beneficiamento que irá produzir cerca de 100 mil toneladas de concentrado de cobre por ano. A produção será transportada por via terrestre até o porto de Marabá e via fluvial até o porto de Vila do Conde em Barcarena – PA, de onde será exportada por navio principalmente para a Ásia. Para implantar o projeto a Caraíba pretende investir mais de 500 milhões de reais até a etapa final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense