Sitio Sorriso de Tucumã conquista o 3º lugar no festival de chocolates na capital do Estado do Pará
(Reportagem / Tânia Monteiro – Sagri) No encerramento do I Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará 2013, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia - a Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri) e a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), juntamente com outros órgãos parceiros, premiaram os melhores chocolates produzidos no Pará, vencedores do concurso de melhor chocolate fino do evento. O primeiro lugar coube à Fazenda Takahashi, de Tomé-Açu; o segundo lugar ao Sítio Santo Onofre, do município de Medicilândia, e o terceiro ao Sítio Sorriso, em Tucumã, de propriedade de Carlos Zortea e à Cooperativa de Produtos Orgânicos da Transamazônica, que ficaram empatados.
No total, oito amostras de chocolate concorreram representando os municípios e regiões paraenses que se destacam na produção de cacau. A escolha foi organizada pelo Centro de Pesquisa do Cacau, em Ilhéus, na Bahia. O produtor Jorge Takahashi, vencedor do concurso, ressaltou a importância do evento e pediu que o governo federal fortaleça a Ceplac e assegure mais investimentos à cacauicultura paraense. O evento também premiou os melhores estandes da Flor Pará 2013, cabendo às floriculturas Paraíso Verde e Yamanaka os dois primeiros lugares.
“Para o próximo ano faremos um evento muito melhor, uma vez que flor e chocolate são dois importantes segmentos que se destacam em nossa economia, com a produção de cacau ganhando cada vez mais importância no cenário nacional”, disse a secretária adjunta da Sagri, Eliana Zacca, agradecendo o apoio de todos os parceiros na realização do Festival e anunciando que em breve o Pará irá ganhar mais duas fábricas de chocolate, além da já existente em Medicilândia: uma no município de Santa Bárbara e a outra em Tomé-Açu. “Um festival como esse mostra que o Pará vem diversificando a sua produção e apoiando os setores cacaueiro e de flores”, ressaltou.
O superintendente da Ceplac no Pará, Jay Wallace Mota, ressaltou a importância da cacauicultura no Estado, principalmente pela ampla produção, o que coloca o Pará como segundo produtor brasileiro de cacau e, também, pela variedade do produto, que ganha características peculiares em cada região paraense. Marcos Lessa, da Bahia, parceiro também na organização do Festival, parabenizou o Governo do Pará pela iniciativa do evento e destacou o potencial do chocolate produzido no Brasil que, em breve, segundo ele, estará disputando as prateleiras do mundo.
A festa foi encerrada com um show do grupo Arraial do Pavulagem, enquanto que na feira, os visitantes degustavam as últimas amostras de chocolate e também compravam as últimas mudas e arranjos de flores
Comentários
Postar um comentário