Levantamentos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro revelam situação de Municípios Paraense. Em sua grande maioria predomina Má gestão domina 90% das Prefeituras do Pará.
CONFIRA:
No
Rol, Das Melhores Gestões do Estado, Parauapebas (0,8295), Curionópolis(0,7961) Marabá (0,7755), Ourilândia do Norte (0,7708), Belém (0,7612), Tucumã (0,7119), Paragominas (0,6995), Oriximiná (0,6745), Ananindeua (0,6299), Uruará (0,6267), São Geraldo do Araguaia (0,6254) e São João de Pirabas (0,6248).
No rol das piores gestões do Estado, Abaetetuba (0,2249), Belterra (0,2558), Novo Repartimento (0,2602), Maracanã (0,2609), Baião (0,2687), Peixe-Boi (0,2709) e Bragança (0,2746).
(Reportagem / Thiago Vilarins / Da Sucursal
de Brasília, para Jornal O Liberal)
Os municípios paraenses estão longe
de ter boa administração de suas finanças e padecem com problemas como baixo
nível de investimentos, pequena arrecadação própria, dívidas roladas de um ano
para o outro e elevados gastos com funcionários. Esses entraves fazem com que
apenas uma cidade no Estado tenha uma gestão fiscal de "excelência".
Outras
dez prefeituras (6,9%) ainda figuram no grupo de gestões avaliadas como
"boas", mas o quadro predominante no Estado são de administrações em
situação fiscal "difícil" ou "crítica". É o caso de 91,6%
dos municípios dos Estado, segundo levantamento da Federação das Indústrias do
Estado do Rio de Janeiro (Firjan), através dos dados do IFGF 2013 (Índice
Firjan de Gestão Fiscal).
No
geral, o Pará figura 25 vezes no rol das quinhentas piores gestões fiscais do
País. O caso mais alarmante é o do município de Curuá, em situação crítica, com
0,1354 pontos (a pontuação varia entre 0 e 1 e quanto mais próximo de 1, melhor
a gestão fiscal do município). No ranking nacional, a pior gestão municipal do
Pará aparece na inglória 20ª posição entre as 5.164 cidades avaliadas no estudo
- 399 municípios (7,2%) não foram avaliados por ausência ou inconsistência nos
dados fiscais apresentados à Secretaria do Tesouro Nacional até junho deste
ano, data de fechamento da coleta de dados para o estudo IFGF 2013. Desse
total, 42 prefeituras paraenses (29,4%) também não prestaram contas a tempo.
Limoeiro
do Ajuru, no nordeste paraense, ficou na segunda pior colocação do Estado e na
30ª do País, com a nota crítica de 0,1459 pontos. O terceiro resultado mais
negativo do Pará e 72ª do País foi de São Caetano de Odivelas, com conceito
igual a 0,2170 pontos.
No rol das piores gestões do Estado,
Ainda
aparecem Abaetetuba (0,2249), Belterra (0,2558), Novo Repartimento (0,2602),
Maracanã (0,2609), Baião (0,2687), Peixe-Boi (0,2709) e Bragança (0,2746).
No rol das
melhores gestões do Estado,
Por
outro lado, o município de Parauapebas registrou a melhor colocação do Estado e
a 42ª no rol nacional, com IFGF de 0,8295 pontos. É ainda o quarto melhor
desempenho entre todas as cidades das regiões Norte e Nordeste, atrás apenas
dos índices de São Gonçalo do Amarante (0,8677), no Ceará; de Sampaio (0,8656),
no Tocantins; e de Bacabeira (0,8588), no Maranhão. Curionópolis desponta no
segundo lugar no Estado e 92º no País, com classificação 0,7961.
Ainda
no grupo de gestões denominadas como "boas" surgem Marabá (0,7755),
Ourilândia do Norte (0,7708), Belém (0,7612), Tucumã (0,7119), Paragominas
(0,6995), Oriximiná (0,6745), Ananindeua (0,6299), Uruará (0,6267), São Geraldo
do Araguaia (0,6254) e São João de Pirabas (0,6248).
A
capital paraense, quinta no Estado, só aparece no 215º lugar do levantamento
nacional. Entre as capitais, Belém surge na 8ª posição. Vitória (ES) e Curitiba
(PR) apresentam os melhores resultados entre as capitais, com índices de 0,8881
e 0,8073, respectivamente. Já os piores desempenhos foram identificados em
Macapá (AP), com 0,4305, e Natal (RN), com 0,4375. Na análise de todas as
cidades brasileiras, o município paulista de Poá, com 99.116 habitantes,
apresentou a melhor gestão fiscal do País, com IFGF de 0,9618. O pior
desempenho fiscal é do município de Belém de São Francisco, em Pernambuco, com
índice de 0,0606 pontos.
Arrecadação Própria
Para
chegar as notas do IFGF, cinco indicadores foram analisados: Investimentos,
Custo da Dívida, Receita Própria, Gastos com Pessoal e Liquidez. E são nesses
três últimos indicadores que a maioria dos municípios paraenses mais sofrem,
segundo o levantamento da Firjan. No indicador da Receita Própria, que se
refere à capacidade de arrecadação de cada município, somente quatro municípios
do Estado (Curionópolis, Ourilândia do Norte, Belém e Marabá) não aparecem na
margem de situação difícil ou crítica.
"Nesse
indicador está claro o problema crônico de dependência das cidades paraenses de
transferências de Estados e União", destaca o gerente de Estudos
Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês. A média de todos os municípios do
Estado nesse item ficou em 0,1681 pontos, considerada como uma nota crítica.
No
entanto, o especialista descarta a desculpa dos prefeitos de que receita baixa
é sinônimo de gestão ruim. "É muito comum os prefeitos reclamarem do baixo
volume de repasses do governo e usarem isso até como uma desculpa, mas
observamos que ter uma receita própria baixa, embora seja um problema crônico,
não é sinônimo de gestão ruim.
Ao
contrário, há muitos municípios com baixa arrecadação, mas com resultados
fiscais excelentes. Os casos são inúmeros e servem de lição para mostrar que
uma boa gestão é possível ainda que os recursos sejam limitados. Até mesmo no
próprio Estado do Pará você tem exemplos de municípios que não tem grande
arrecadação e tiraram boas notas, contrastando até com o restante do Estado",
explica Mercês.
O
economista coloca, ainda, como o grande marco dessa enorme dependência das
cidades, a quantidade de emancipações que se deu depois da Constituição de
1988, sobretudo no estado do Pará. "A gente teve mais de 1.500 municípios
criados desde a Constituição de 1988 no País e o os dados mostram que a criação
desses municípios não implicaram, necessariamente, em melhor desenvolvimento.
Pelo contrario.
Na
maioria, esses municípios muito pequenos sequer tem escala para conseguir,
tanto gerir suas contas, quanto fornecer serviços de qualidade à população. E
além de tudo, uma questão econômica que está envolvida aí, é a questão do
custo. Obviamente, o que os dados mostram é que municípios muito pequenos têm
um custo para manter a máquina pública municipal que é quase o dobro de
municípios maiores. Então, em um município muito pequeno esse peso relativo é
muito grande, o custo por habitante daquele município fica muito mais elevado e
isso retira recursos que poderiam estar sendo destinados para outros fins, no
caso, investimentos", diz.
Liquidez
Outro
fator destacado pelo economista da federação carioca é a situação das cidades
paraenses no indicador liquidez, que verifica a relação entre o total de restos
a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no
exercício seguinte. Pelo levantamento, quase 80% dos municípios pesquisados no
Pará estão em dificuldade, sendo que, em 90% deles (65 municípios), a situação
é de extrema dificuldade. "Esse é o indicador que reflete a administração
de caixa.
Em
média, os municípios do Pará ficaram com a pior média entre todos os municípios
brasileiros, a nota ficou em 0,3034, considerada crítica. E esse indicador
reflete a situação do caixa, que é restos a pagar sobre os ativos financeiros.
Então, o que o indicador está medindo é se as prefeituras terminaram o ano com
caixa suficiente para fazer frente aos restos a pagar, dito em outras palavras,
estão em dificuldade na programação financeira do seu orçamento. Eles fazem um
orçamento, mas não conseguem executar", explica Guilherme Mercês.
Outro
dado que chama a atenção, ressalta a pesquisa da Firjan, é o aumento do inchaço
da máquina pública. O subíndice que mede a contratação de pessoal piorou em
15,2% em todo o País. Ou seja, as cidades passaram a gastar mais com o
pagamento de funcionários. O problema também é notório no Estado do Pará, que
registrou o índice de 0,4838, segunda pior nota do País, dentro da margem
classificada como difícil.
Para
o economista da Firjan, esse cenário mostra que a Lei de Responsabilidade
Fiscal foi "desvirtuada" e o teto estabelecido de 60% da receita para
despesas com funcionários virou "uma meta a ser alcançada". Pelos
dados, 80 municípios paraenses comprometem receitas acima do que determina a
LRF.
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