PT confirma Milton Zimmer e Zé Geraldo no segundo turno



(Reportagem/ Diário do Pará) Os filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) no Pará devem voltar às urnas no próximo dia 24 para o segundo turno da eleição que vai escolher o novo presidente da legenda no Estado. O mandato é de quatro anos. 
Até o início da noite de ontem, o deputado estadual Milton Zimmer já estava garantido no segundo turno, com 30,1% dos votos. Em nota, a direção do PT anunciou que o concorrente dele seria o deputado federal Zé Geraldo, mas nas redes sociais, lideranças petistas anunciavam que Marcos Oliveira ainda estava no páreo, já que ambos estavam praticamente empatados, com 26,7% e 26,9% dos votos, respectivamente. 
O deputado federal Claudio Puty estava em quarto com 15,8% e Bira Rodrigues era o quinto colocado com 0,6%. Até o fechamento desta edição já tinham sido totalizados 92% dos votos de 119 dos 129 municípios onde ocorreu a votação. 
O resultado oficial da eleição deve ser anunciado na manhã de hoje. Segundo dados da comissão eleitoral, 15.632 filiados votaram, pouco mais de 50% dos 29.583 que estavam aptos.
O resultado da eleição fortalece internamente a tendência da Articulação Socialista (AS), que tem entre as principais lideranças no Pará, o deputado federal Beto Faro e o deputado estadual Carlos Bordalo.
Zé Geraldo, outro possível nome no segundo turno é da tendência PT pra Valer da qual fazem parte também os deputados Airton Faleiro, Valdir Ganzer e Bernadete ten Caten. Marcos Oliveira é ligado ao ex-deputado federal Paulo Rocha.
Aliança
O resultado fortalece o grupo que defende a aliança entre PT e PMDB já no primeiro turno das eleições de 2014. Nesse caso, a cabeça de chapa caberia ao peemedebista Helder Barbalho, ex-prefeito de Ananindeua, que concorreria ao governo. Paulo Rocha seria o nome para o Senado. 
Cláudio Puty teve como principal bandeira de campanha a defesa da candidatura própria, deixando uma possível aliança para o segundo turno. O martelo em torno da estratégia petista para o ano que vem será batido em encontro extraordinário que poderá ser marcado ainda em dezembro deste ano, já que a avaliação é de que é preciso definir logo os nomes. 
“A prioridade é reeleger a presidente Dilma Rousseff e derrotar os tucanos no Pará, para isso precisamos de uma aliança forte”, defendeu Zimmer. Zé Geraldo e Marcos Oliveira não comentaram o resultado da eleição. Para o diretório municipal foi reeleito Apolônio Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense