Até o Governo do Estado está preocupado com o conflito na Fazenda Barra do Triunfo

Ouvidor agrário, Dr. Gercino, comandou a audiência
Ouvidor agrário, Dr. Gercino, comandou a audiência

Buscando a tentativa de uma solução consesualizada do conflito que se formou entre posseiros e proprietários da Agropecuária Barra do Triunfo Ltda, no município de São Félix do Xingu, o ouvidor agrário nacional e presidente da Comissão Nacional de Combate a Violência no Campo, desembargador Gercino José da Silva Filho, promoveu uma audiência conciliatória entre as partes interessadas, nessa quarta-feira (11/12) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Redenção , tendo como objetivo adotar o procedimento conciliatório, prévio, antes que a justiça agrária de Redenção determine o imediato cumprimento da reintegração de posse da referida propriedade.

Posseiros compareceram em grande número à audiência
Posseiros compareceram em grande número à audiência

Para acompanhar a audiência, dezenas de posseiros da área em litígio se deslocaram até Redenção. Eles estavam representados pelo advogado Plínio Pinheiro Neto e pela advogada Ana Cristina Louchard, e apoiados pela CPT de Xinguara, Fetagri do Pará e Sindicato dos Trabalhadores de São Felix do Xingu .

IMG_3130As questões relativas à luta pela posse da terra na Fazenda Barra do Triunfo, foram bastante discutidas durante a reunião, quando os lados interessados tiveram a oportunidade de defender seus direitos e pontos de vistas a respeito do assunto.

Advogado Demilro defendeu a reintegração da fazenda
Advogado Demilro defendeu a reintegração da fazenda

O advogado da Fazenda Barra do Triunfo Dr Demilro dos Santos falou que os donos da citada propriedade, estão dispostos a indenizar as benfeitorias dos posseiros, em 50% do valor das mesmas.

 advogado Plinio Pinheiro enfatizou que o direito dos posseiros é incontestável

advogado Plinio Pinheiro enfatizou que o direito dos posseiros é incontestável

Por sua vez os representantes dos posseiros rechaçaram a proposta, afirmando que os mesmo já haviam declarado que preferem a terra para trabalhar e viver com suas famílias.

Diante do impasse, o ouvidor agrário Dr Gercino assumiu compromisso de oficiar a juíza da vara agrária de Redenção solicitando que o mandado de reintegração de posse da Fazenda Barra do Triunfo, não seja cumprido antes do levantamento que o INCRA realizará na propriedade, até o final de janeiro de 2014, com a finalidade de verificar quais os ocupantes que preenchem e quais os que não preenchem os requisitos legais para fins de reforma agrária.

IMG_3102A situação na Fazenda Barra do Triunfo, com a eminente retirada dos posseiros, vem preocupando autoridades e entidades ligadas à terra, pois temem um agravamento do conflito se a liminar da justiça for cumprida antes que haja um consenso geral.

Hildegardo Nunes disse que o governo está preocupado com o conflito
Hildegardo Nunes disse que o governo está preocupado com o conflito

Preocupado com o desfecho do conflito na Fazenda Barra do Triunfo, o Governador do Estado, Simão Jatene, enviou a Redenção o seu secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo de Figueiredo Nunes, para participar da reunião e dizer a todos que o Governo espera que as partes do conflito tratem o assunto com cautela e prudência, evitando desta maneira, mais uma consequência grave no campo.

IMG_3144“A minha presença nesta audiência, é para externar a nossa preocupação com o encaminhamento e solução que nós precisamos encontrar. Naturalmente você tem uma discussão a cerca de expectativa de direitos, mas você também está tratando de vidas de centenas de pessoas que estão há décadas naquela área e que se veem ameaçadas de uma hora para outra de terem que deixar seus lotes agrícolas. Portanto , a posição do Governo é pedir a todas as partes, a prudência, a cautela e o bom senso, necessários para que a gente possa encontrar uma solução negociada, onde se evite o conflito e o confronto, para que não se tenha mais uma vez a história do Pará manchada por conflitos agrários”, alertou Hildegardo.

IMG_3063O advogado da Agropecuária Barra do Triunfo Ltda, Dr Demilro dos Santos, durante sua fala, disse que apresar da situação conflitante na área, a Agropecuária Barra do Triunfo Ltda, continua disponível para fazer acordos com os posseiros, no sentido de indenizar suas benfeitorias, mas que a fazenda não abre mão do cumprimento do mandado de reintegração de posse assinado pela a justiça agrária. Demilro ressaltou, também, que o imóvel em questão foi considerado pelo INCRA inviável para a reforma agrária.

José Gonçalves, da Fetagri contestou a compra de posses pela fazenda
José Gonçalves, da Fetagri contestou a compra de posses pela fazenda

Em relação à compra de lotes por partes da Fazenda Barra do Triunfo Ltda, da maneira como vem ocorrendo, foi contestada pelo coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (FETAGRI) Regional Sul, José Gonçalves de Moura, que avalia que essa é uma prática estranha de se fazer negócios e que as negociações podem ser anuladas judiçialmente por estar sedo feitas em uma área de litígio agrário.

Vagno defendeu a permanência dos posseiros
Vagno defendeu a permanência dos posseiros

Perguntado pelo ouvidor agrário sobre quais os motivos de terem ocupado a Fazenda Barra do Triunfo, o posseiro Vagno Izidório de Souza, em resposta, afirmou que os trabalhadores rurais só ocuparam a fazenda por considerar o imóvel improdutivo na época, fato ocorrido a mais de 20 anos. Vagno lembrou que dentro do imóvel existe hoje mais de 200 famílias vivendo na terra e que as benfeitorias hoje existentes no local foram edificadas pelos seus ocupantes.

De acordo com informações, a Fazenda Barra do Triunfo pertence hoje a um dos maiores fazendeiro do Brasil, o pecuarista e empresário Luiz Pires. A propriedade tem uma área de 12 mil alqueires, sendo 6 mil ocupados por posseiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense