Cláuido Puty é o único do Pará na lista dos mais influentes



De acordo com o DIAP, são considerados "Cabeças do Congresso" aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais.
(Reportagem e Foto/ Agência Câmara Federal) O deputado Cláudio Puty (PT) é o único do Pará no grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Pelo segundo ano consecutivo, o paraense é citado no ranking anual “Os cabeças do Congresso Nacional”, promovido pelo Diap (Departamento Sindical de Assessoria Parlamentar). Nesta edição de 2014, lançada na última segunda-feira, Puty destaca-se pela qualidade intelectual e capacidade de formular propostas que serão apreciadas pelos seus pares.
De acordo com o DIAP, são considerados "Cabeças do Congresso" aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o DIAP destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. "É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo", diz a justificativa do DIAP.
Na pesquisa, Cláudio Puty foi avaliado como "formulador", que segundo o Diap, são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. "São, certamente, os parlamentares mais produtivos, embora tenham menos visibilidade que os debatedores. O saber, a qualidade intelectual e a especialização, embora não sejam exclusivos, são atributos indispensáveis aos formuladores. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera", explica o levantamento.
"É uma enorme alegria, particularmente, porque é o meu primeiro mandato e esse reconhecimento é nacional. Acho que é uma demonstração do bom trabalho realizado e de alguma maneira é o reconhecimento de um parlamentar do Pará que, em meio a tantos parlamentares experientes, consegue mostrar que o Estado e eu temos capacidade para realizar um bom trabalho legislativo", comemorou Puty, que nessa sua primeira passagem pelo Congresso Nacional, já foi presidente de uma das mais importantes comissões permanentes da Casa, a Comissão de Finanças e Tributação, relator do projeto de revisão do Simples Nacional e, atualmente, é vice-líder do governo no Congresso.
"Acredito que esse reconhecimento se deve, em primeiro lugar, a muito trabalho, principalmente, na relatoria do Super Simples, nas diversas comissões que eu presidi, na liderança, e na primeira vice-liderança do governo no Congresso. Mas também pelo fato de ter sido uma opção, não por aquilo que dá voto garantido, mas sim por aquilo que, necessariamente, tem que ser feito", completou.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores. A atuação dos parlamentares citados foi avaliada por meio de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que são citados na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte. Além disso, o DIAP realiza exame minucioso dos perfis políticos e ideológicos de cada parlamentar.
Arnaldo Jordy integra lista dos parlamentares em ascensão
Além dos “100 Cabeças”, o DIAP também divulga levantamento dos parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo estar futuramente na elite parlamentar. O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS), também no primeiro mandato, é o único parlamentar do Pará nesta lista.
O parlamentar, que é o atual presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, destaca que a sua participação em diversos debates políticos nessa legislatura contribuíram para a participação nesse seleto grupo. "A única forma que eu tenho para retribuir a confiança que me foi creditada pelo povo do meu Estado, com muito orgulho, depois de quatro mandatos de vereador, de dois de deputado estadual, com mais de duzentos mil votos para deputado federal, é exercer o meu mandato com muito trabalho, empenho, dedicação e honestidade. Receber esse reconhecimento do Diap, me deixa muito honrado, porque é um reconhecimento de que estou devolvendo ao povo do Pará esse crédito de confiança", afirmou Jordy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense