Secretário de Estado de Meio Ambiente confirma para o Prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini a Liberação de Licença de Instalação do Projeto de Cobre Boa Esperança da Mineradora Caraíba.



(





 
Texto/ Roney Wydiamaior/ Assessoria de Imprensa/ Fotos Franksuelto Sousa) O Prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Anivaldo Julião de Lima “Savanas” e o geólogo José Guilherme Pereira Valle responsável pelo o Projeto Boa Esperança em Tucumã pertencente à Mineradora Caraíba, receberam na tarde desta quarta – feira (27) na residência do prefeito, o Secretário de Estado de Meio Ambiente do Estado do Pará, José Alberto Colares.
Por 45 minutos as autoridades trataram sobre a Liberação da Licença de Instalação (L I) da Mina de Cobre no município que deve ocorrer ainda no mês de Setembro deste ano, foi o que ficou assegurado para o Prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini, pelo o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, José Alberto Colares.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) já tem todo o Processo de Licenciamento Ambiental do Projeto Boa Esperança além de um Relatório de Impacto Ambiental (Rima) apresentado pela a Empresa Mineradora Caraíba S.A, já discutida em audiência pública com a população de Tucumã.   O projeto prevê um investimento de 630 milhões de reais na cidade e geração de mil empregos, somente na fase da implantação. Depois de implantada, a Boa Esperança deverá ter 500 funcionários efetivos e 130 terceirizados. Serão cerca de 96 milhões por ano, em forma de tributos. A empresa terá quatro unidades básicas: mina a céu aberto; área de deposito e barragem de rejeitos; instalação do beneficiamento mineral e  unidade administrativa.
Projeto Santana de Prospecção de Fosfato
O Secretário Estadual de Meio Ambiente, José Alberto Colares cumpriu agenda de trabalho nesta quinta feira em São Félix do Xingu onde participa de uma audiência publica que trata sobre a implantação e a Licença Previa de Operação do Projeto Canadense de Prospecção de Complexo de Fosfato. O empreendimento, chamado Projeto Santana, que tem localização estratégica entre os estados do Pará e Mato Grosso, no município de São Félix do Xingu, pode vir a ser um divisor de águas entre os tradicionais projetos mineiros do Pará. A expectativa de vida da jazida no município é de mais de 30 anos, o que demanda grande potencial de fosfato para nutrição animal e fertilizantes para todo o Brasil.
A implantação do projeto garantira, por exemplo, fosfato para atender toda a criação de gado do próprio município de São Félix do Xingu, um dos maiores produtores do país, que atualmente vem de São Paulo. Implantar o Santana no Pará atenderia com mais facilidade as demandas internas e traria outros benefícios, visto que as compras seriam concentradas no Pará, especialmente de serviços. Outro dado de relevância é a expectativa da geração de 1.200 empregos diretos, além do que a atividade mineradora gera a compensação financeira da extração mineral de 65% para o município produtor. 
Confira a entrevista com José Alberto Colares, Secretário de Estadual de Meio Ambiente concedida Assessoria de Imprensa do Governo Tempo de Paz e Prosperidade, que vai ao AR no Programa de Rádio da Prefeitura de Tucumã “Tucumã em Ação”.
Roney Wydiamaior – Secretário de Estado de Meio Ambiente do Estado do Pará, José Alberto Colares, o que ficou definido entre o Prefeito Adelar Pelegrini, Presidente da Câmara Municipal de Tucumã, Vereador Savanas e o representante da Mineração Caraíba o Geólogo José Guilherme Pereira Valle, em relação sobre a Liberação da Licença de Instalação do Projeto de Cobre em Tucumã, denominado de Boa Esperança da Mineradora Caraíba?
José Alberto Colares - Com relação à Mineração Caraíba e um comprometimento em a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) que já tínhamos com a Prefeitura Municipal, através da administração do Prefeito Adelar Pelegrini e com o povo de Tucumã, desde semestre passado e nos tínhamos uma programação de fazer a entregar desta licença até junho deste ano, mais devido vários problemas de ajustamento em que envolve documentação que tinha sido exigido para a empresa Caraíba inclusive a obrigatoriedade da empresa com a compensação ambiental que serve fundamentalmente para o município de Tucumã e a empresa cumpriu hoje toda essa documentação e a Sema já esta em final de analise ainda esta semana e nos temos a esperança de que até meados de setembro de entregar a Licença de Instalação do Projeto Boa Esperança.
 Isso e muito importante para o município por que com a medida de fato de investimentos a serem executados vai movimentar toda a economia local principalmente fornecedores locais. Mais será exigido da empresa que ela cumpra os programas de mitigação que relação aos impactos isso representa por que isso vai atrair mais gente e a prefeitura precisa de vários serviços de atendimento a população decorrente da implantação do projeto e queremos que a empresa tenha um compromisso conosco de investirem nessa área principalmente em ações sociais e infra estrutura publica de atendimento a população local nas áreas de Educação, Saneamento Básico, pavimentação de ruas e avenidas, realocação das famílias, formação e capacitação de pessoas para ingressarem no projeto e importante que antes do empreendimento ser do empreendedor o empreendimento tem que pertencer à comunidade local ela tem que ser ver entregada no projeto e inclusa no projeto pra isso e necessário que ela tenha seu emprego garantido, a sua renda garantida e os empresários locais possa ser a fonte de fornecimento de tudo que a empresa precisar para sua instalação e isso queremos que a empresa cumpra com essa responsabilidade com o povo e com o governo municipal.
Nesse sentido esse cuidado que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente com relação à Liberação da Licença de Instalação. O que nos comprometemos com o povo de Tucumã que isso vai ser feito e a expectativa uma vez que já foi conversado com o representante da empresa Caraíba e que até meados de Setembro seja concedida a Licença e que a empresa se comprometa em capacitar os fornecedores dar preferência aos fornecedores locais e também com a formação e qualificação com a mão de obra que necessariamente não tenha que ser a mão de obrar que vai trabalhar na instalação do projeto na operação do projeto, mais na cadeia do projeto de negócios que decorreram com a implantação do Projeto.
Há também uma preocupação que já manifestamos com a presidência da empresa Caraíba em ter um cuidado de programação com a estruturação da prefeitura local com foco na parte de receita, para ação técnica da prefeitura trabalhar arrecadação municipal para que a empresa internalize os benéficos que serão investidos tem que estar assegurado mecanismos que internalize os benefícios decorrentes deste impedimento.
Roney Wydiamaior - Secretário de Estado do Meio Ambiente do Estado do Pará, José Colares qual a importância da resolução 116, para os municípios do Estado do Pará em que as prefeituras poderão ter competência para Licenciar empreendimentos em torno de 370 atividades?
José Colares - Na entrevista o secretario explicou sobre a resolução de numero 116 em que dar autonomia as prefeituras do Estado do Pará a ter competência para licenciar empreendimentos de diversas atividades. Um dos maiores problemas da gestão ambiental do Estado do Pará que tem uma dimensão geográfica de 1. 247 mil metros quadrados E exatamente isso e a concentração das competências de licenciamento no Estado e principalmente em Belém e as prefeituras precisa estar habilitadas para recepcionar esses tipos de empreendimentos para trabalhares as licenças ambiental hoje dos 144 municípios paraenses cerca de 60 prefeituras aptas para fazerem suas gestão ambiental e a sema já esta com essa resolução aprovada no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) que permite ao município a licenciar de pelo o menos de 370 atividades que vão da pecuária, da agricultura, do abastecimento da água, posto de combustível, unidades hospitalares, loteamentos, conjuntos habitacionais entre outras atividades que o município estruturado podemos descentralizar a competência ambiental no Estado do Pará e isso vai facilitar em muito para o empreendedor e para o município vai possibilitar incluir receitas para o município então as prefeituras passam a ter autônima e serve para o empreendedor para atividade produtiva.
Em Tucumã já que o município e um produtor de cacau e gado o agricultor poderá até ele poderá realizar até 2.000 mil hectares de preparo de pasto ele pode solicitar autorização no município construção do silo, construção do galpão a criação de frango, criação de suínos, criação de peixe, poderá ser feito no município e isso vai facilitar para o empreendedor e para a economia local.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense