Agricultor familiar inova na produção de maracujá, demostra alegria e amor pela agricultura.

O casal de agricultores confirmam presença no II Congresso da Agricultura Familiar de Tucumã.
 (Texto/ Roney Wydamaior/ Fotos/ Yanne Wermuh Braga/ Assessoria de Imprensa) No município de Tucumã é normal se encontrar os agricultores familiares em suas atividades agrícola desenvolvendo seus trabalhos, muitas vezes consorciando as plantações e com isso gerando uma boa produção que consequentemente traz uma renda sustentável mais abundante. Cláudio Azevedo e Sonia Machado casal de agricultores da Fazenda Santa Inez, localizadas as margens da Rodovia P A 279, mais precisamente no KM 181, apostam na plantação de lavoura de maracujá como fonte de renda e estão felizes com o resultados. A cultura se adaptou bem na propriedade e tem mercado garantido no comercio local do município. 
Incentivo
Entre ramos e folha, o maracujá está pronto para ser colhido. A fruta é a principal fonte de renda do casal de agricultores dessa propriedade de Tucumã. Como modelo para mostrar a viabilidade da produção orgânica de forma organizada em pequena área de terra, Claudio Azevedo e Sonia Machado plantaram cerca de cem pés da fruta a três anos atrás e de lá para cá, o maracujá só tem trazido alegria para o casal.  Eles explicam como começaram a plantação “Foi através de incentivo de um de meus irmãos que mandou as sementes da Cidade de Vitória da Conquista no Estado da Bahia onde foi possível iniciar o plantio”, explica Claudio.
Produção
Com a relação à produção e a comercialização da polpa do maracujá, Sonia Machado informa que no sistema de irrigação e possível manter produção o ano todo e que os cem pés de maracujá garantem uma renda mensal algo em torno de R$ 3.000,00 (Três Mil Reais). “Tendo crença, força de vontade e através da perseverança se consegue os resultados planejados. Eu trabalhei nove anos em uma empresa com carteira assinada e nunca imaginei que na roça e com a plantação de maracujá poderia ter uma renda bem melhor. Trocar a cidade pela a zona rural vejo hoje que foi uma decisão acertada”, comenta Sonia. 
Plantio
Por se tratar de uma trepadeira, é importante construir um sistema de sustentação para auxiliar no crescimento da planta. Basta conduzir o maracujazeiro na vertical, um metro e oitenta centímetro do nível do solo, como o auxílio de estacas de madeira e o crescimento na horizontal será guiado por fio de arame. Ao cortar a ponta do maracujazeiro, brotarão dois novos ramos(braços) e, deste modo, basta coloca-los em sentidos opostos. Este sistema é chamado de espaldeiramento. Quando os ramos do maracujá estiverem chegando ao solo, é recomendada uma limpeza. 
Congresso da Familiar
O evento, que tem como propósito fortalecer a economia local e incentivar a agricultura familiar. O evento é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Associações de Pequenos Produtores Rurais e conta com o maciço apoio da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, Turismo e Industria.
Outro ponto que vai ser amplamente discutido no Congresso da Agricultura Familiar, será de tratar com objetividade de uma construção de uma agenda positiva de investimentos em recursos e assistência técnica e de acompanhamento em propriedades de agricultores rurais visando atender as demandas de forma satisfatória. Há uma expectativa em torno do Prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini em que o mesmo anuncie e faça assinatura de um termo de cooperação técnica entre prefeitura e órgãos tanto na esfera estadual como no âmbito do governo federal.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO DA AGRICULTURA FAMILIAR
08:00 – 09:00 – Café da Manhã
09:00 – 10:00 – Composição da mesa e pronunciamentos das autoridades. (Cerimonial)
10:00 – 10:30 – Apresentação do evento. (Marcela Pereira Salazar – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã)
10:30 – 11:15 – Apresentação das potencialidades da agricultura familiar em Tucumã. (Clarismar Oliveira – Secretário Municipal de Agricultura de Tucumã).
11:15 – 12:00 – Dados técnicos e potencialidades da piscicultura local. (Estevam – Engenheiro de Pesca da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER).
12:00 – Almoço com churrasco
13: 00 – 14:00 – Formação de grupos dos seguimentos da produção e elaboração de demanda anual. (Produtores rurais/ Colaboradores).
14:00 – 15:00 – Sistematização de demandas e debate para o estabelecimento final da agenda anual de investimentos. (Agentes Financeiros, Produtores Rurais e Assistência Técnica).
15:00 – 16:00 – Assinatura da agenda anual da produção agropecuária familiar de Tucumã. (Presidentes de Associações, Agentes Financeiros, Assistência Técnica, Prefeito Municipal, Presidente da Câmara Municipal, demais autoridades presentes...).
FESTA DO AGRICULTOR
16:00 – Café Colonial
17:00 – Inauguração da Boutique do Peixe

20:00 – Baile Country (Noite Cultural), animação Banda Ciclone.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense