Festejo de São Pedro completa 30 anos preservando à tradição da Comunidade Nova Esperança com fé devoção e Confraternização

(Texto e Fotos/ Roney Wydiamaior/ Assessor de Comunicação da Prefeitura de Tucumã) Tradicional há mais de 30 anos, o festejo de São Pedro (o intercessor do Padroeiro dos pescadores) acontece devido a fé e a devoção dos tucumaenses que preservam a importância da manutenção desta cultura na região. Os festeiros de São Pedro são pessoas que fazem a festa acontecer com brilhantismo e exuberância, e com isso, a cada ano a comunidade Nova Esperança ganha ainda mais visibilidade no âmbito cultural devido a grandiosidade das suas festividades promovidas de famílias para famílias, desde de 1985. 

 
Missa

Afonso Albino Kuntz, mas conhecido na comunidade da Nova Esperança como Dino Kuntz explica que a realização do festejo de São Pedro e realizado com a participação e a contribuição de famílias tradicionalista que se unem na realização do festejo. Ele lembra que a Igreja construída a cerca de sete anos atrás se deu através de recursos advindo de doações e que desde de 1983 e celebrado missa por Padre da Paroquia no dia mais próximo a celebração de São Pedro que é lembrado por fies sempre no dia 29 de junho.


Festejo

  1. Outro detalhes que o senhor Dinho Kuntz nos conta se traduz na realização do festejo e que ao longo dos anos o empresário José Wilson Carraro contribui com doação de uma novilha para a comunidade realizar o tradicional churrasco no espeto. Outra tradição são as comidas típicas do sul do Brasil (Cucas, bolo, pudim, churrasco e o sagu que é uma sobremesa típica da região Sul do Brasil, feita com vinho, cravo-da-índia, canela e açúcar), que são preparadas por pessoas da própria comunidade, enquanto que na parte esportiva são realizados torneios de futebol de campo e jogo de 48 ou bocha. Valem lembra que atualmente hoje na comunidade vivem cerca de 16 famílias que ainda cultiva as tradições gaúchas. 

 
Prestigiando

O Prefeito Adelar Pelegrini, participou do festejo de São Pedro na Comunidade Nova Esperança, localizado na Vicinal da P -02. Adelar Pelegrini foi ao festejo acompanhado da primeira dama, Seiça Maria da Conceição Vitório e dos filhos Adelar Junior e de Heitor Pelegrini.  Além de prestigiar o tradicional Festejo de São Pedro, padroeiro da comunidade visitou localidades da zona rural onde conversou com várias lideranças e recebeu o apoio e o prestigio da comunidade.

 

Para o prefeito, os festejo é um momento de reflexão e confraternização e que ajuda a comunidade tucumanse a viver na fraternidade com a fé.  “A fé é que aumenta as esperanças das pessoas, nos dá força e realmente é muito importante a fé e a religiosidade. Então, estamos aqui para prestigiar e também para acompanhar e pedir forças a Deus, que ele sempre esteja nos protegendo, não só a nossa administração, mas a cidade como um todo” comenta Adelar Pelegrini.

 

De acordo com Pelegrini todos os anos é uma tradição em prestigiar esse momento importante, que é o Festejo de São Pedro na Comunidade da Nova Esperança. “E como não poderia ser diferente, também aproveito a oportunidade para estar perto dessa comunidade, conversar com os moradores a fim de que possa pleitear benefícios para cá”, Disse Adelar Pelegrini.


E foi com esse objetivo que o prefeito visita essa localidade onde se reuniu-se com moradores, almoça, participa do torneio de 48 e ouve as lideranças da região e muito importante a nossa presença, sempre e bom ter essa ligação com esse povo, poder falar do compromisso que sempre tivemos a nossa população, frisou Adelar Pelegrini.

 

Ainda de acordo com o Prefeito Adelar Pelegrini, investir em melhorias para as comunidades é um motivo de muita satisfação, pois dedicamos sempre um carinho imenso por esse lugar e por esse povo que sempre nos recebe com muito carinho, e nesse ano não foi diferente, participamos, visitamos a comunidade e, novamente mantivemos viva a tradição de nossas raízes, deixada pelos os nossos amigos pioneiros, frisa Adelar Pelegrini.

 
Reconhecimento

José Romualdo da Rocha, o Zeca Gaúcho, conhecido por divulgar as tradições gaúchas na Rádio Comunitária Tucumã FM, e que é um dos coordenadores do festejo destacou que o prefeito tem sido uma presença constate na comunidade Nova Esperança e classificou sua atuação afrente do Poder Executivo, como sendo muito positiva. “O prefeito sempre foi muito presente aqui, não apenas na época do festejo, no qual sua participação é uma tradição da família e não sou somente eu que falo isso, muita gente fala da presença positiva do prefeito em nossas comunidades e do bom trabalho que ele vem desenvolvendo como gestor, afirma Zeca da Gaúcho da Vicinal 17. CONFIRAM MAIS FOTOS A SEGUIR.




























































 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense