Alunos da Casa Familiar Rural recebem palestras sobre os impactos ambiental na agricultura familiar

(Texto e Fotos/ Assessoria de Imprensa) A direção da Casa Familiar Rural de Tucumã e Ourilândia do Norte reuniu, nesta semana, alunos para assistirem palestra relacionado agricultura familiar. Ação, contou com a participação da Prefeitura de Tucumã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Industria que tem como titular da pasta, Laudi José Witeck, da servidora e técnica ambiental da prefeitura, Monica Cristina, além de Zaqueu Oliveira que é Técnico Ambiental e Viveirista Florestal, funcionário da empresa Caraíba. No encontro foi apresentado dados aos alunos da escola familiar de ensino agrícola mostrando que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e que os perigos a saúde humana do uso dos agrotóxicos em alimentos, onde muito deles são proibidos nos EUA, países da Europa e Ásia, mas são usados no Brasil.
Palestra - A palestra teve como tema: Impacto Ambiental na Agricultura Familiar e foi proferida por Zaqueu Oliveira Técnico Ambiental e Viveirista Florestal, que trouxe como foco ações que promovam e reforçam o uso consciente dos recursos naturais. Na ocasião, alunos que são filhos de agricultores dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte e que estudam na Associação da Casa Familiar, assistiram palestra que debateu o uso sustentável de água e da terra, do perigos que os agrotóxicos trazem a cadeia da segurança alimentar e nutricional do ser humano.

O funcionário da empresa Caraíba, Zaqueu Oliveira além der ser Técnico Ambiental e Viveirista
 Florestal também e especialista em recuperar área degradas. Para ele este contato com os jovens foi muito renovador devido ser de uma forma de agregar e de transmitir este conhecimento sobre a importância da agricultura familiar visando um aproveitamento racional dos nossos recursos naturais tendo a consciência de não prejudicar o meio ambiente.  Ampliar os conhecimentos e inserir novas possibilidades de cultivo no setor produtivo agrícola e a inserção de novas culturas no campo agrícola em pequenas propriedades na zona rural de Tucumã, pode tornar uma alternativa lucrativa e saudável.


Sustentabilidade - O secretário do Meio Ambiente, Laudi José Witeck destaca que essas palestras e importante por que permite a orientação da produção agrícola e o uso consciente dos recursos naturais em propriedades do Munícipio de Tucumã, ressaltando que o encontro com estudantes filhos de agricultores é importante para discutir a preservação do meio ambiente o que estimula a preservação da flora, fauna preservação das águas, em especial o cuidado com os rios fresco, branco e as nascentes do manelão que são as maiores fontes natural para a produção agrícola do município.

Os alunos da Casa familiar Rural de Tucumã e Ourilândia do Norte podem contar com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucumã que dará condições para que a agricultura familiar no município seja ampliada sem agredir os recursos naturais. Witeck garantiu que vem trabalhando um projeto sustentável que será apresentado para o prefeito Adelar Pelegrini e que o mesmo será enviado para a Câmara Municipal de Vereadores que prevê coibir a comercialização de agrotóxicos em lojas agropecuárias do município, esclarece. Ainda para Laudi Witeck e preciso repensar uma maneira para que produção agrícola e os produtos da agricultura familiar possa realmente gerar renda para o pequeno agricultor e a formula para isso e sem dúvida uma união através de uma política voltada ao cooperativismo.   

Solicitação - Ao final da palestra um vídeo foi apresentado onde demostrou a importância da agricultura familiar na vida dos agricultores e para o mundo globalizado. O aluno da Casa Familiar Rural de Tucumã e Ourilândia do Norte, Wander Júnior disse que gostou muito da palestra e que irá auxiliar em seus estudos que tem como objetivo de construir conhecimento sobre agroecologia, com foco na sustentabilidade e na produção de alimentos sem agrotóxicos. Wander Júnior já está no seu terceiro ano de estudo na escola familiar solicitou um curso voltado para o manejo e plantio de mudas de espécie tropicais e nativas.

Educação no Campo -  Associação Casa Familiar Rural, está localizado na vicinal P-01 zona rural do município de Tucumã e de acordo com o coordenador João Batista explica que a metodologia de trabalho de ensino se traduz nos princípios relacionados a pequena produção familiar diversificada; prioridade para segurança alimentar; organização livre e democrática dos agricultores; agricultura sustentável; princípios agroecológicos. O projeto só e viável graças uma parceria que abrangem a Igreja Católica que fornecem o espaço físico denominado de Centro de Formação e os apoios em forma de convênio do Governo do Estado do Pará com as Prefeituras de Tucumã e Ourilândia do Norte.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense