Secretaria de Meio Ambiente de Tucumã incentiva produtores rurais a recuperar pastagem de forma sustentável

(Texto e Fotos/ Roney Wydiamaior/ Assessoria de Imprensa) O trabalho de conscientização e educação ambiental desenvolvido através da equipe de servidores municipais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Industria, vem permitindo o desenvolvimento econômico do município de Tucumã. Os produtores e trabalhadores rurais que dependem economicamente da agricultura familiar, da pecuária seja ela de corte ou leiteira contam agora com a desburocratização para a emissão da licença ambiental para a limpeza de pasto, formação ou recuperação de pastagens, por meio de correção do solo em área degradas, limpeza de cultura agrícola, obras e serviço de correção do solo, adequação da terra para o plantio.
O governo municipal de Tucumã na administração do Prefeito Adelar Pelegrini, vem investindo em uma política de gestão ambiental o que consequentemente vem permitido e promovendo de forma sustentável e promovendo a recuperação de áreas degradas (recomposição de áreas de preservação permanente), trazendo as pessoas para a legalidade e incentivar os produtores a legislação ambiental para fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que um documento que dá início a regularização ambiental de forma sustentável tem trazido grande evolução a nossa região que é muito promissora que vai beneficiar aos pecuaristas e produtor rural de nosso município. Sempre é bom lembrar que A recuperação de pastagens também é indicada para reduzir os impactos ambientais gerados pela a pecuária, já que diminui o desmatamento, a emissão de gases de efeito estufa e melhora a absorção da água da chuva pelo o solo.
 Fábio Dias explica que a equipe técnica ambiental do município vem realizando constantemente vistoria em propriedades rurais por toda a zona rural do município de Tucumã no intuito de emitir autorizações ambiental para limpeza de juquira e de pastagem com procedimento simplificados e que isso só é possível graças ao município de Tucumã se encontrar como habilitado para a gestão ambiental junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Sema). Informou o servidor público, Fábio Dias.

O agricultor João Batista da propriedade rural denominada de Grota Funda, localizada a vicinal 10 procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para obter a autorização para recuperar aproximadamente algo em torno de 10 alqueires de pastagem. Batista recebeu toda a orientação ambiental seguida de um documento com um ponto de GPS que atesta que o mesmo está apto a proceder para recuperar ou renovar suas pastagens já que a mesma apresenta com alta infestação de plantas indesejáveis.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense