Secretaria de saúde informa que a campanha de vacinação contra Poliomielite começa neste sábado

(Texto e Fotos/ Roney Wydimaior/ Assessor de Comunicação Social) Durante todo o dia deste sábado dia 15 de agosto, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A Prefeitura Municipal de Tucumã, e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde do Município realizará a campanha.  Pais ou responsáveis devem levar os filhos ao posto de vacinação mais próximo de casa. Portanto não esqueça e neste sábado dia 15 de Agosto será realizado o dia D da campanha em todos os postos de saúde atenderão das 8 horas às 17 horas, e toda criança de 6 meses até 5 anos de idade deve ser vacinada.

Além da vacina contra a poliomielite, durante a campanha, que se estenderá até o dia 31 de agosto, os pais também poderão atualizar a caderneta de vacinação das crianças. É importante lembrar de levar a carteirinha de vacinação da criança. A coordenadora em vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Tucumã, Patricia Maria Witeck, fala da importância desta campanha de vacinação para a vida das crianças e convoca a todos a aderirem a campanha nacional da poliomielite, que começa no próximo dia 15 de agosto e que a meta em Tucumã, é vacinar mais de 3 mil crianças contra a poliomielite. 

O vice – Prefeito de Tucumã Dr. Wanderley Vieira que é médico explica que A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. A doença é transmitida pelo poliovírus, que é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças sem vacinação em um mesmo local, favorecem a transmissão. 


Essa é a 36ª Campanha contra a Poliomielite e marca o período de 26 anos sem a doença no país, já que desde 1989 não há registros no Brasil. No entanto, entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, é fundamental manter a campanha de imunização. Além disso, os pais terão a oportunidade de colocarem em dia a caderneta de vacinação dos filhos, que poderão receber outras vacinas caso ainda não tenham sido imunizados. Portanto, não se esqueça de levar o documento para averiguação da situação vacinal da criança. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense