Governo do Pará e Prefeituras unidos contra a crise

Prefeito Adelar Pelegrini após participar com os prefeitos e prefeitas do Sul e Sudeste do Pará onde debateu a situação da crise financeira que atinge ao municípios paraenses, foi recebido pelo o Governador Simão Jatene e reivindicou a recuperação da Rodovia P A 279 e repasse de recursos na área de saúde pública pelo o Estado para o Município de Tucumã  
Chefe da Casa Civil José Megale, Governador Jatene e o Prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini
(Tatiane Dias/ Secretaria de Estado de Comunicação/ Agencia Pará) O governador Simão Jatene recebeu, na tarde desta quarta-feira (16), no Palácio do Governo, deputados estaduais e 43 prefeitos de municípios do interior do Estado para tratar de assuntos 
Prefeitos de São Félix do Xingu, João Cleber, de Tucumã Adelar Pelegrini e de Marabá João Salame
O governador destacou os efeitos da crise econômica e a renda per capta do Pará, e disse que a presença dos prefeitos representa um momento de percepção e de união para enfrentar a crise. “Se não houver união, certamente haverá muito mais dificuldades. Não se trata de cobrar uns dos outros, pelo contrário, mas como é que juntos a gente pode atravessar esse momento difícil que o país está vivendo? Essa união é fundamental para que possamos ser compreendidos pelo Governo Federal de outra forma”, disse Jatene.
Governador Simão Jatene discutindo uma saída para a crise com os prefeitos das Cidades do Sul e Sudeste do Estado. 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, avaliou o encontro como positivo. “O Parlamento recebeu os prefeitos para ouvi-los e ser solidário a eles neste momento de crise. É claro que há uma crise, e isso repercute nos municípios e no Estado. Estamos todos empenhados em encontrar saídas, e não pudemos deixar de falar em crise dentro dos municípios sem incluir o governo do estado. O governador ouviu todos, todas as demandas, e eu acho isso positivo", afirmou.
Prefeito de Bannach e Presidente da Amat Carajás, Valber Milhomem 
O prefeito de Bannach, Valber Milhomem, que falou em nome dos demais prefeitos, destacou a preocupação em cumprir com as obrigações, principalmente com a Lei de Responsabilidade Fiscal, diante deste cenário. “Estamos vivendo uma queda de receita e aumento de despesas, e isso preocupa todos os prefeitos. Então, é hora de reunir todos os gestores, municiais e estaduais. Esse dia foi importante e promissor porque conseguimos trazer até o governador a maior preocupação dos municípios. Os prefeitos não estão conseguindo cumprir com seus compromissos financeiros. A maior preocupação é com o fim do ano, quando temos que fechar as contas a cumprir com os limites constitucionais, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Então essa mobilização é necessária”, destacou o prefeito.
Secretário Estadual de Saúde do Estado do Pará, Vitor Mateus prometeu fazer os repasses para as prefeituras 

"Estou no segundo mandato como prefeito, e sei que até pouco tempo o que o município recebia de FPM, que é da União, era muito acima do repasse de ICMS, que é do Estado. Hoje, essa diferença caiu muito. Um repasse quase se equipara ao outro, o que mostra que o repasse de ICMS cresceu muito e o do FPM caiu. Isso demonstra o momento que estamos vivendo, e nossa preocupação com o acirramento da crise, que preocupa a todos", assinalou Valder Milhomem.
O secretário da Sefa, Nildo Noranha: Pará mantém a arrecadação própria na meta já figura como terceiro no ranking de crescimento de arrecadação

Prefeitos e Prefeitas do Sul e Sudeste estão confiantes que o governo repasses os recursos
Simão Jatene anunciou, ainda, a criação de um grupo de trabalho que vai tratar diretamente as demandas de cada município do interior, e assim tentar amenizar os efeitos da crise. “Vamos criar um grupo de trabalho, uma força-tarefa, para sentar com cada município e ver o que a gente pode fazer em cada caso. Cada cidadão precisa saber, claramente, que passamos por um momento muito difícil e precisamos ter a percepção e a responsabilidade de saber que todos temos direitos e deveres, e esse equilíbrio possa fazer com que essa superação da crise seja menos sofrida, sobretudo, pelos mais humildes e os que mais precisam”, afirmou o governador.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense