Município de Tucumã realizará Eleição para o Conselho Tutelar. Votação será no dia 4 de outubro

O Conselheiro Tutelar é um importante profissional para a preservação dos diretos das crianças e dos adolescentes. No dia 4 de outubro, haverá em Tucumã a eleição dos membros do Conselho Tutelar. Todos os eleitores do município podem participar da votação que é direta e facultativa. As inscrições já foram realizadas, bem como os testes objetivos. Onze candidatos irão concorrer nas eleições unificadas, que será realizada na Escola Estadual Professor Geraldo Ângelo Pereira, das 8 horas às 17 horas. Poderá votar as pessoas com mais de 16 anos de idade e que possuem título eleitoral, que deverá ser apresentado junto com o documento de identidade, no dia da eleição. 

Inscrição
De acordo com Glaziele Guedes presidente da Comissão do Processo da Escolha Unificado do Conselho Tutelar 2015, explica como ocorreram o processo de seleção dos candidatos a conselheiro tutelares e como será os procedimentos de votação. As inscrições aconteceram entre os dias 25 de maio e 03 de junho junto a sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), onde na ocasião onze candidatos a conselheiros tutelares foram inscritos.

Prova
Com a relação aplicação da prova objetiva, Glaziele Guedes, lembrou que no último dia 02 de agosto os candidatos a Conselheiros Tutelares de Tucumã, fizeram no Polo Universitário, José Antônio Azevedo de Tucumã, sendo que a prova constava 20 questões onde o pré – candidato teriam de acertar no mínimo 50 por cento da prova para serem aprovados. Dentre as vinte questões seis constavam testes de informática teórica e 14 questões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  
 
Aprovação
Com os resultados das provas nove pré candidatos foram aprovados e no dia treze de agosto os candidatos a Conselheiros Tutelares de Tucumã, obtiveram suas candidaturas homologadas sendo que já tiveram iniciadas as campanhas para a escolha do Processo de Escola Unificado de Conselheiros Tutelares de 2015 e os eleitos terão mandatos de 04 anos.

Votação.

A posse dos eleitos e dos suplentes deverá ocorrer em janeiro de 2016. Entre as atribuições de um Conselheiro Tutelar estão: Reconhecida idoneidade moral, idade igual ou superior a 21 anos, residir em Tucumã há mais de dois anos, estar quite com as obrigações eleitorais, comprovar conhecimento básico em informática, obter aprovação no teste de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, estar quite com as obrigações militares (para os homens), não ter sido penalizado na destituição da função de membro do Conselho Tutelar nos últimos cinco anos e ter concluído o Ensino Médio. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense