Profissionais da rede municipal de saúde de Tucumã são Capacitados para realizar teste rápido de diagnóstico de HIV

(Texto e Fotos/ Roney Wydiamaior/ Ascom/ P. M. Tucumã) O 12° Centro Regional de Saúde, de Conceição do Araguaia, órgão de saúde pública ligado à Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa) capacitou cerca de 20 experientes enfermeiros contratados e concursados para continuarem a desenvolverem ações nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Tucumã (UBS e UBSF), para continuarem o teste rápido para diagnóstico do vírus HIV e Sífilis.
O curso foi ministrado pela a equipe de saúde formada por uma enfermeira, farmacêutica além de José Antônio França Nunes (Joca), diretor do departamento de endemias do 12° Centro Regional de Saúde que vieram ao município ministrar a capacitação de teste rápido de HIV/Silfilis e treinamento para a implantação do Programa Rede Cegonha destinado a gestantes do município de Tucumã. Participaram do curso enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímico e biomédicos que irão atuar nos respectivos programas.
De acordo José Antônio França Nunes diretor de endemias do 12° Centro Regional de Saúde, explica que essa, é uma exigência do Ministério da Saúde, aos profissionais que atendem às unidades de saúde que aderiram o Programa Rede Cegonha (programa que garante o teste rápido de HIV em todas as gestantes e parceiros no caso o município de Tucumã para dar início à realização do pré-natal), é ministrado por equipe multiprofissional do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da 12° regional de saúde.
Para a enfermeira Patrícia Maria Witeck, Coordenadora de Vigilância em Saúde de Tucumã, explica que a intenção da capacitação é que todos os enfermeiros das unidades de saúde sejam capacitados com aulas práticas e teóricas de forma a melhor atender e acolher os pacientes que possivelmente entrem em contato com o vírus. “O principal interesse na equipe técnica da 12° é frear o aumento de casos de pessoas em contato com o vírus oferecendo mais informação quanto à prevenção e ainda, orientar e acolher os pacientes infectados da melhor forma possível. Explica Patrícia Witeck.

O município de Tucumã já disponibiliza diariamente testes rápidos de HIV, Sífilis, e outros que são aplicados para a população em geral no Centro de Testagem e Aconselhamento no Hospital Municipal Hilarina Barretos ou seja no 10 de maio localizado na Avenida Ceará no Bairro das Flores e que nos próximos dias com a implantação do Programa Rede Cegonha, assim que a paciente confirmar a gravidez os testes passaram ser aplicados imediatamente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense