Prefeitura de Tucumã conclui construção da Ponte do Rio Manelão “Agrovila do Cuca”.

 (Roney Wydiamaior/ Ascom/P.M.Tucumã) A Prefeitura de Tucumã concluiu essa semana a construção da nova ponte sobre o Rio Manelão, localizado na vicinal 12 nas proximidades da Agrovila do Cuca, zona rural de Tucumã. Com essa ação atual administração garante melhores condições para o tráfego de moradores e caminhões que transportam insumos agrícolas, produção pecuária seja de leite ou de gado de corte, produção de cacau e toda a produção referente de produtos de origem da agricultura familiar daquela região.
A construção desta ponte também representa uma reivindicação dos moradores e produtores rurais da região. Eles ficaram sem uma travessia sobre o Rio Manelão (Passando com um bote improvisado com tambor), desde a queda e a destruição da ponte até então existente no local há cerca de dois anos. A nova ponte sobre o Rio Manelão conta com 30 metros de extensão por 17 de largura. E importante destacar que a obra acontece com recursos destinado para a construção da ponte na zona rural do município, para a executado em uma parceria entre prefeitura de Tucumã com o Governo Federal junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através de emenda parlamentar do Deputado Federal, Zé Geraldo (PT).
Além da ponte feita toda em bate – estaca batida e cravada, travamento e parafusada e com madeiramento certificado de qualidade da espécie de Ipê, Amarelão, Pequi, com vigas especiais de madeira em sua sustentação, a prefeitura agora faz o planejamento para a recuperação da estrada de terra que começa após a no antigo Distrito da Agrovila do Cuca e segue até a ponte. De acordo com o prefeito Adelar Pelegrini, esse trabalho tem sido bastante elogiado pelos produtores rurais e o mesmo agradece o empenho do deputado Zé Geraldo na alocação e no empenho da liberação do recurso, lembra Pelegrini.
“Estamos preocupados em oferecer estradas e pontes de qualidade para que os produtores rurais possam deslocar até suas fazendas, sítios, chácaras sem problema algum, mesmo no período das chuvas. Todas estão tendo a base preparada de forma especial, sendo encascalhadas e os bolsões construídos ao longo de toda a via, para que, junto com as curvas de nível, possam deslocar a enxurrada da pista, evitando a erosão”, destaca Adelar Pelegrini.
Desde que tomou posse em janeiro de 2013 a meta da administração “Tempo de Paz e Prosperidade”, é de melhorar a qualidade de vida dos agricultores e produtores rurais, atendendo reivindicação com pedidos de recuperação de estradas e construções de pontes, além de dar oportunidades de capacitação, buscando incrementar a produção agrícola, facilitando a vida e a permanência do homem no campo, comenta o prefeito Adelar Pelegrini.

Finalizando Adelar Pelegrini comentou que esta obra é a continuação de um trabalho iniciado desde de janeiro de 2013 que vem sendo realizado em todo o município, atendendo a necessidade de todos os moradores de diversas comunidades rurais de Tucumã. “Temos olhado com muito carinho para o homem do campo. Essa ponte é uma obra que trará muito mais conforto e segurança para moradores das comunidades da Agrovila do Cuca, Jiboia, Nova Esperança, Santa Luzia, Nega Madalena e vicinais P-02, 12, 11, e 13 jatobá. Informou o senhor Divino Santana. 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense