Produtores de cacau de Tucumã recebem análise de solo de suas propriedades rurais.













(Roney Wydiamaior/ Ascom/ P.M.Tucumã). Cerca de 40 produtores rurais do Projeto de Assentamento Tucumã (P. A. TUCUMÃ), participaram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, de uma cerimônia na manhã desta sexta – feira, para receberem a documentação das análises de solo de suas propriedades rurais. Ação faz parte do projeto de fortalecimento do cultivo de cacau no município que acontece com parcerias firmadas entre prefeitura de Tucumã que com aprovação da Câmara Municipal de Vereadores, destinou verbas para a contração de um técnico agrícola e uma engenheira agrônoma o que possibilita assistência técnica a cem produtores rurais de cacau e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), que disponibiliza gratuitamente em seu laboratório de solo do centro de pesquisas do cacau na cidade de Belém , capital do Estado do Pará.

De acordo com Cássia Alexandrino, engenheira agrônoma que presta serviços na empresa de assistência técnica Coordenadora Rural Agro Socioambiental, explica que esse momento já é a entrega da segunda etapa das análises de selo e faz parte do projeto de fortalecimento do cultivo do cacau ao qual vem comtemplando produtores rurais que tem o perfil de agricultores ligados agricultura familiar.

 Ainda de acordo com a engenheira agrônoma nas visitas técnicas nas propriedades rurais são abordando a importância de um bom manejo da cultura do cacau e a importância de realizar a análise de solo nas propriedades integrante do projeto serve para detectar adubação ideal para cada tipo de solo, possibilitando um bom manejo da lavoura o que é indispensável para o controle de pragas e doenças seguindo de podas de formação e de produção.

O prefeito Adelar Pelegrini presente à reunião expressou seu contentamento com o sucesso do projeto e reforçou seu compromisso em sempre estar valorizando e incentivando o fortalecimento e o crescimento da agricultura familiar o que traz uma renda consideravelmente ao homem do campo em especial do perfil de agricultor familiar. Pelegrini enfatizou ainda que hoje todos tem a oportunidade desenvolver o município através de parcerias e a união de todos.

Marcela Pereira Salazar presidente do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município, fez questão de agradecer o apoio tanto da prefeitura bem como da câmara municipal e de demais entidades em apoiarem iniciativas que tragam renda e oportunidades ao pequeno produtor rural. “Não podemos deixar de lembrar que e do campo que sai os alimentos para a mesa, ou seja se o campo não planta a cidade não janta”. Lembra a sindicalista Marcela Salazar.

Participaram da cerimônia de entrega da documentação de análise de solo, além da presidenta do sindicato dos trabalhadores rurais o prefeito Adelar Pelegrini, José Lino Gorges, Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Tucumã, gerente da agencia do Banco da Amazônia, Gilmar Medeiros, vereadores Chicão Ciclone e Aurino do Globo, produtores rurais beneficiados pelo o projeto e membros da diretoria do sindicato.

Como funciona o projeto.

Pelo o convênio firmado entre Prefeitura de Tucumã, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadas Rurais de Tucumã e com eminência da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Tucumã, visa ao desenvolvimento da agricultura familiar e as atividades agrícolas para atendimento aos trabalhadores e produtores rurais de plantações de cacau com a contratação de agrônomo e um técnico agrícola que desenvolvera as atividades de coleta de amostra de solos e recomendações técnicas aos beneficiários com auxílios de visitas técnicas aos pequenos produtores rurais de cacau.

De acordo com o projeto durante 150 dias cerca de 100 produtores de cacau serão acompanhados com consultorias técnicas e que com isso os produtores rurais passam a traçar metas de produção individual por área, entre outras lições. Outra ajuda importante para os produtores é o acompanhamento gerencial da atividade.


O produtor aprende a importância de fazer o controle financeiro da atividade para saber quanto está gastando e quanto está ganhando, auxiliando ajudar o produtor a avaliar a importância da atividade para a propriedade e também a importância de reduzir os custos e ter lucratividade. Além de assessoria técnica e cursos de capacitação, o convênio firmado pela prefeitura prevê ainda apoio da elaboração de projetos técnicos que tenham como proposta desenvolver a implantação e o manejo das lavouras de roças de cacau e da pecuária leiteira, e obtenção de recursos financeiros junto às agências de crédito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense