Após 16 anos Produtores rurais comemoram a volta da trafegabilidade da estrada vicinal 37.






(Com Informações da Ascom/ Tucumã) Compromisso com estrada de qualidade em condições de trafegabilidade para a escoação da produção tem sido a principal marca do governo municipal de Tucumã. Diante disse e possível afirma
r que uma grande obra não deve ser medida pelo seu tamanho nem por sua pompa ou por qualquer outro aspecto que não seja melhorar a vida dos cidadãos. E essa é a principal função do poder público, tornar melhor a vida do cidadão. Com esse pensamento, e preocupado com os problemas enfrentados pela população rural de Tucumã, a atual administração, em uma de suas primeiras ações quando assumiu o mandando em janeiro de 2013, foi conseguir, em parceria com o Governo Federal, máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC MÁQUINAS) para amenizar e solucionar o principal problema da zona rural que afetava a vida de todos diariamente: a péssima qualidade das estradas vicinais.
 

A aprovação do serviço está no patrolamento dos 12 quilômetros da vicinal e na construção de duas pontes de madeira. Antes da recuperação metade da vicinal estava em precárias condições de trafegabilidade, enquanto a outra parte mais parecia um carreador, pois a estrada tinha sido tomada pelo mato e galhos de árvores. A estrada vicinal 37, foi totalmente recuperada, após mais de dezesseis anos fechada. A reabertura beneficia diretamente a população do Vale Carapanã que agora irá beneficiar diariamente aos moradores que voltaram através da estrada rural 37, ter acesso as comunidades Rosa de Sarom, 29 de Junho e P -14, entre outras vicinais.

Era bem cheio de buraco, pontes quebradas, bueiros fora do lugar, não tinha manutenção de prefeitura, não tinha nada, agora a prefeitura está dando a nos produtores de leite uma alta estima, com a implantação de pontes novas incluindo sinalização, está mantendo a estrada com condições de trafegabilidade com patrolamento, recolocação das manilha. Para nós está ficando 100%. Vou te falar a verdade, uns 16 anos (que não tinha manutenção desta estrada). O melhor tempo que estamos tendo é agora com essa estrada. Eu já larguei minha moto na beirada da estrada porque não tinha condições, não tinha manutenção de estrada, daí a motocicleta com a caretinha carregada de tambor de leite não conseguia passar nas velhas pontes quebradas – explicou o produtor rural ligado atividade leiteira, Vando.

O produtor rural acrescenta ainda que “Agora melhorou muito. Antes não dava nem para sair de casa, principalmente quando chovia”.  A afirmação é do produtor rural da vicinal 37, Vando, conforme ele, as dificuldades de tráfego na região complicavam ainda mais durante as chuvas. “Agente ficava a pé, Não dava para sair daqui nem de moto muito menos de carro. Era muita dificuldade, o secretário de Infraestrutura Edevan Ferreira está fazendo um brilhante trabalho na zona rural e vem recebendo o reconhecimento dos produtores rurais. Então o prefeito Adelar Pelegrini e o secretário Edevan estão de parabéns”, ressaltou.

Quem está contente e com motivos para comemorar e a agricultora dona Alzira do sitio Bete Begonha que diz que além de poder voltar a transitar na vicinal após quase duas décadas com mais tranquilidade a partir de agora. Com as estradas reformadas, a população comemora o fim das atolagens, dos carros quebrados devido aos buracos, das interdições e principalmente dos prejuízos financeiros. Hoje em dia o ir e vir e o escoamento da produção agrícola está garantida e que espera que a interdição da estrada vicinal seja coisas do passado e que a partir de agora o tráfego possa fluir livremente. Lembra agricultora, dona Alzira.

Segundo Edivam Ferreira Silva, a obra, que integra o cronograma estabelecido pela Secretaria de Infraestrutura, era uma reivindicação constate dos moradores da região. E importante salientar que a volta da trafegabilidade da vicinal 37, que segundo os moradores a mesma permaneceu intransitável por quase 20 anos só foi possível graças emenda parlamentar do deputado federal Zé Geraldo que destinou recursos para fins de convênio entre a prefeitura de Tucumã por meio do Ministério do Desenvolvimento Agraria (MDA) e junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (INCRA).    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense