Fazenda “Vista Alta” inicia experiência de plantio de soja no município de Tucumã.

(Com Informações de Roney Wydiamaior) O gaúcho Artur Pufal da cidade de Tucunduva Rio Grande do Sul chegou junto com a esposa Sigti Pufal no município de Tucumã em 1985 em busca de terras férteis e do sonho de mudar de vida. A trinta anos atrás adquiririam uma propriedade de terra no interior do município, sendo os primeiros moradores da localidade denominada de P -03.  O casal é tido como uma referência no município justamente por ter vindo de uma região que tem tradição agrícola e pecuária.  
Vocação agrícola
Na propriedade agrícola do produtor rural há uma diversidade de produção que vai desde a criação de gado de corte e leite no sistema de confinamento produzindo na própria propriedade alimentação para o rebanho disponibilizando alto valor nutritivo ricos em fibras, palhadas, ferragens e silagens. Além do gado destaca-se como principais atividades agrícola o cultivo de lavoura de cacau e milho.
O município de Tucumã sempre teve uma grande vocação agropecuária ao qual já rendeu ao município na década de 90 o título da capital do leite alcançando a época a maior bacia leiteira do Estado do Pará. Atualmente o leite já não predomina mais como os verdes ouro dos anos 90, sendo ultrapassado pela a criação de gado e a produção de cacau o que coloca Tucumã como o segundo maior município produtor de amêndoa de cacau com uma produção ano de algo em torno de 4 mil toneladas, ficando atrás apenas do município de Medicilândia na região da transamazônica.
Lavoura de Soja
Agora surge a possibilidade de produzir e desenvolver o plantio da soja convencional no município de Tucumã. Na fazenda “Vista Alta” foi plantado como experiência cerca de 25 quilos de sementes de soja. O produto chega como uma forma de experimento na propriedade rural, já que objetivo e saber se o terreno e as condições climáticas são favoráveis para o cultivo e a produção do produto na zona rural do município, o que pode tornar uma boa novidade no quesito rentabilidade no mercado tucumaense já que a soja é um produto totalmente requisitado pelo o mercado interno e externo e bem valorizado financeiramente.
Para o produtor rural Artur Pufal que por sua vez deu o ponta pé inicial no cultivo da soja vê no desenvolvimento da produção uma garantia de que com resultado positivo da colheita da soja. De acordo com produtor rural a princípio, objetivo agora é que a produção a partir de então possa ser feita em grande escala “ Aqui em Tucumã pode estender o plantio da lavoura de soja o que permite também adubar a terra e a soja plantada eu ganhei as sementes fornecidas pela Pionner e eu pretendo a partir de setembro aumentar o plantio já que o clima e favorável e temos a cooperativa de cacau que já estar consolidada o que nos garantira a comprar e a comercialização dos grãos”, informa seu Artur.
Sustentabilidade
Laudi Witeck foi o segundo prefeito de Tucumã tendo governado o município entre os anos de 1993 a 1996 e atualmente é o titular da pasta do Meio Ambiente Industria e Turismo, parabeniza a iniciativa do produtor rural em começar o plantio da lavoura de soja o que será lembrado como o primeiro produtor rural do município de Tucumã a plantar e a colher soja. “Aqui se inicia o plantio da lavoura de soja, o que serve como um teste do solo do clima da umidade em fim ainda não se tem uma análise correta do solo porém e uma tentativa de introduzir uma nova cultura, uma nova atividade agrícola para o município de forma sustentável, não ficando dependente de uma única cultura principal que é o gado e o cacau então a soja pode ser uma nova atividade que pode ser consolidada no município de Tucumã”. Lembra Witeck.   
Sindicato
A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã, Marcela Pereira Salazar que acompanhou a visita na lavoura de soja na propriedade rural, acredita que a soja no município poderá ser uma grande oportunidade de negócios já que agricultura do município pode ser muito bem explorada já que a soja igualmente ao cacau será um ponto forte para a economia local. 
Dia de Campo
Nos próximos dias irá ocorrer um dia de campo na fazenda Vista Alta na localidade de P-03 com a presença de representantes da prefeitura de Tucumã, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, instituições financeiras de créditos de fomento, cooperativa de cacau entre outros seguimentos da cadeia do setor produtivo agropecuário onde terão a oportunidade de discutir o potencial agrícola do município. A ideia do dia de campo é mostrarem in loco a novidade que pode ser determinante na produção de coleta em um dos produtos mais consumidos e valorizados no Brasil e no exterior.  
Municípios produtores de soja

Os municípios paraenses de Paragominas, Santarém, Dom Eliseu, Ulianópolis, Rondon do Pará, Redenção e Santana do Araguaia já iniciaram o cultivo de áreas de soja. Porém os maiores gargalhos estão nas áreas de infraestrutura, logística e regularização fundiária.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense