Secretaria municipal de Meio Ambiente de Tucumã recebe do Governo do Estado qualificação para descentralizar gestão ambiental.

(Naiana Gaby Ferraz Monteiro Santos/ Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) Secretários municipais, técnicos e membros do Conselho de Meio Ambiente de Bom Jesus do Tocantins, das regiões do Carajás, Araguaia, Lago do Tucuruí e de parte do Rio Capim, no Pará, participaram do primeiro dia do curso de Qualificação da Gestão Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) com recursos do Fundo Amazônia, cuja gestão é do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Na abertura do evento, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Luiz Fernandes, esclareceu que essa qualificação, de quatro dias, vai trazer todas as informações necessárias para que os municípios possam iniciar o processo de descentralização da gestão ambiental. “Menciono o esforço que o Estado tem feito em apoiar os municípios para que possam exercer a gestão municipal local. Aliás, nem temos recebido pedidos de licenciamento de impacto local na secretaria, a não ser que o município sinalize que não tem estrutura. Entretanto, reforço que os municípios têm que fazer o ‘dever de casa’, que é se preparar para ter a estrutura mínima prevista em lei para exercer a gestão municipal”, enfatizou.

Outra questão destacada pelo titular da Semas foi a importância do trabalho em consórcio, em que um município que já tem a gestão ambiental local pode ajudar os da proximidade. “É bom que outros saibam que isso vai facilitar muito para o próprio município como um todo, e não só na área de meio ambiente, mas vai poder conseguir financiamento para saneamento, por exemplo”, disse. O secretário também informou que o Estado dará todo apoio aos municípios interessados em elaborar projetos de captação de recursos junto ao Fundo Amazônia e de organismos internacionais, e ainda em torno disso, vai preparar um seminário para capacitação em elaboração de projetos dessa natureza.

Durante a programação, foram apresentados seminários voltados à gestão ambiental, educação ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), licenciamento, procedimentos jurídicos e de fiscalização ambiental. Neste quesito, o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Thales Belo, esclareceu procedimentos do Estado em relação a crimes e infrações ambientais. “É importante essa capacitação porque todos os atos referentes a esse assunto serão apreciados pelos secretários aqui presentes, quando já possuírem a gestão ambiental local. O processo deve estar muito bem instruído para assegurar a responsabilidade de cada um, que é um ato um administrativo”, destacou.

Ele também reforçou a relevância da Lei Complementar 140, que estabelece que o órgão ambiental licenciador é responsável pela fiscalização ambiental do empreendimento, questão que nem sempre acontece dessa forma, por conta da proximidade do gestor municipal do empreendimento licenciado pelo Estado. “Muitas vezes, por conta da proximidade com o empreendimento, acontece a anuência municipal, que é a responsabilidade do município de paralisar um sinistro que observa dentro da sua área de jurisdição, que pode até autuar, mesmo que não tenha sido licenciado por eles. O que o gestor deve fazer em seguida é informar a situação ao Estado para que este possa se posicionar em relação ao ato do município”, esclareceu.

Os participantes representam os municípios de Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, que pertencem à região do Carajás, e os municípios de Abel Figueiredo, Dom Eliseu, Rondon do Pará e Ulianópolis, de parte da região do Rio Capim.

Também estiveram presentes representantes dos municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D ´Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Felix do Xingu, Sapucaia, Tucumã, Xinguara, da região do Araguaia. Estão incluídos os gestores e técnicos de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Tucuruí, da região do Lago de Tucuruí.

O evento, organizado pela Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental e Núcleo de Projetos Corporativos da Semas, é apoiado pela Gerência de Treinamento e Desenvolvimento e pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Até o mês de abril, outras três regiões receberão a qualificação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense