Secretários municipais aprovam curso de Qualificação da Gestão Ambiental.

(Com informações/ Naiana Gaby Ferraz Monteiro Santos/ Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade). Mais de 100 representantes de 31 municípios paraenses das regiões de Carajás, Araguaia, Lago de Tucuruí e parte do Rio Capim participaram do curso de Qualificação da Gestão Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em Marabá. Secretários e técnicos de meio ambiente municipais das quatro regiões, e membros do Conselho de Meio Ambiente de Bom Jesus do Tocantins receberam do titular do órgão, Luiz Fernandes Rocha, o certificado pela participação.
Luiz Fernandes agradeceu o envolvimento dos representantes municipais, que durante todo o curso foram participativos, fizeram questionamentos e apresentaram suas deficiências para pedir apoio do Estado. “Sei do problema de cada município, porque acompanho todas as ações há anos. Temos muito a fazer, e na medida em que for necessário, daremos apoio a vocês”, disse.
Em relação ao apoio do Estado, o secretário anunciou que, brevemente, o Portal do Prodes estará disponível no site da Semas. O Portal de Regularidade Ambiental da Semas é mais uma ferramenta de gestão, que vai gerar informações sobre áreas desmatadas dos Estados. Por meio do qual será possível trazer informações claras sobre procedimentos e critérios de regularização de propriedades cujo desmatamento foi detectado pelo Prodes.
Outra ferramenta listada pelo titular da Semas como fundamental para a gestão ambiental no Estado foi o Programa de Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa, que prevê, dentre outras coisas, a implantação e ampliação da educação ambiental, incentivo ao manejo sustentável da floresta, e apoio a atividades agropecuárias. “Além disso, vamos trabalhar na elaboração de Cadastro Ambiental Rural de pequenos produtores, com ajuda dos municípios. Vamos fazer convênios para agilizar esse processo, porque é uma ferramenta importante para o controle do desmatamento”, afirmou. Outro ponto destacado pelo secretário foi o apoio da Semas aos municípios com a entrega de equipamento, como motocicletas, para a gestão municipal local.
Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente do município anfitrião do evento, Carlos Brito, agradeceu a oportunidade da capacitação, e defendeu que todos esses conhecimentos passados mostram como tem que ser o perfil de um técnico de meio ambiente. “Tem que ser tudo, porque dependendo da nossa capacidade de gestão, temos que licenciar, fiscalizar, fazer projetos para conseguir recursos, e pra mim, ter recebido toda essa informação foi muito proveitoso”, elogiou.

O último dia do curso, realizado com recursos do Fundo Amazônia e gestão do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), teve ainda a apresentação de como confeccionar um projeto para arrecadação de recursos para o município; e a apresentação dos recursos geotecnológicos utilizados pela Secretaria para o Cadastro Ambiental Rural.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense