EXCLUSIVO: Comissão promove abaixo-assinado para implantação de Delegacia Especializada da Mulher em Tucumã.


(Com Informações de Roney Wydiamaior e colaboração de Otávio Araújo). Uma comissão de mulheres do município de Tucumã tendo à frente representantes de Movimentos Sociais (MS), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Pastoral da Juventude do Alto Xingu (PJ), está fazendo um abaixo-assinado para a implantação da Delegacia Especializada da Mulher em Tucumã. 

O objetivo é colher 3 mil assinaturas como forma de sensibilizar o Governo do Estado do Pará sobre a necessidade da criação do órgão no município. Na última segunda-feira foi entregue na Câmara Municipal um abaixo-assinado com aproximadamente mil assinaturas que foram coletadas no último domingo (06) na Missa da Igreja Católica e no Mercado Municipal, locais com grande circulação de pessoas. 

Comissão Organizadora

Mulheres da comissão organizadora do abaixo-assinado estiveram reunidas durante a realização da sessão ordinária dos parlamentares, acompanhando a votação de um requerimento de autoria do Presidente do Poder Legislativo de Tucumã, José Valnei Pinto de Oliveira (Tiririca), o qual teve aprovação unânime dos vereadores presentes e na ocasião foram entregues as assinaturas do abaixo-assinado. 

De acordo com Maria Iremi Oliveira ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã, as jovens e representantes da Pastoral da Juventude do Alto Xingu, Thaiane de Sousa Araújo, e de Agnes Kronenberg da Silva, represente da Comissão Pastoral da Terra no município de Tucumã, informam que o abaixo-assinado para colher assinaturas na comunidade é uma forma de pressionar o Governo do Estado a implantar no município uma Delegacia Especializada da Mulher.

Na região sudeste que englobam 15 municípios só há uma Delegacia da Mulher na cidade de Redenção e uma casa de apoio das mulheres no município de Xinguara, o que certamente dificulta a efetivação de uma política pública e de uma efetiva medida integrada de prevenção que a Lei Maria da Penha garante. As mulheres tucumaenses vêm sofrendo muito, inclusive tendo vidas ceifadas como foi o caso da morte cruel e trágica da jovem Acadêmica de Direito, Fabrisleia Venâncio Martins, que teve o corpo carbonizado em uma estrada vicinal. 

No cabeçalho do documento da comissão organizadora do abaixo-assinado relata que diante da violência contra mulheres há grande preocupação com a violência que vem aumentando mais e mais, como, por exemplo, o triste e horrível fato da morte da Fabrisleia na última semana de fevereiro. Em outro trecho do documento diz que: Mulheres e toda a sociedade tucumaense estão promovendo este abaixo-assinado reivindicando às autoridades uma Delegacia de Mulher para o município.

Caso de violência

No fim do mês de fevereiro os munícipes receberam a triste informação de violência contra mulher. A universitária do curso de direito, Fabrisleia Venâncio Martins, 18 anos, foi brutalmente assassinada. A polícia está investigando quem praticou esse crime. Seu corpo foi encontrado parcialmente carbonizado, em uma estrada vicinal nas proximidades do limite dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte. 

Carta

A mãe da jovem Fabrisleia, dona Marluce Martins dos Santos, escreveu uma carta de próprio punho, a qual será anexada ao abaixo-assinado, relatando a história de vida da família, sendo pioneira do município de Tucumã e transcreveu em poucas linhas todo o amor que tinha pela a filha. Dona Marluce dos Santos finaliza a carta pedindo que justiça seja feita e pede punição.

Encaminhamentos


O Presidente da Câmara de Vereadores de Tucumã, José Valnei Pinto de Oliveira (Tiririca) e todos os vereadores irão entregar nos próximos dias, nas mãos do Governador Simão Jatene, cópia da aprovação do requerimento solicitando providências na elucidação do crime e a construção de uma Delegacia Especializada da Mulher para o município, bem como serão entregues as assinaturas do abaixo-assinado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense