Escola rural da comunidade São José é revitalizada após 30 anos sem reforma.

(Com Informações de Roney Wydiamaior) Uma escola rural que há 30 anos esperava por reformas, finalmente retornará às atividades neste mês. Agora, alunos voltarão a estudar, só que desta vez em um ambiente completamente revitalizado. A Escola Municipal Professora Maria Anália, localizada na zona rural do município as margens da P A 279, sentido São Félix do Xingu, mais precisamente na Vicinal 15 da Comunidade São José, conhecida por todos de “Esquina Gaúcha”. A escola construída há quase 30 anos pela a comunidade com apoio do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Tucumã (Codetuc), nunca havia passado por intervenção na estrutura física. A unidade atende a alunos do sistema do multisseriado da Educação Infantil.
As escolas municipais do Ensino de Tucumã continuam ganhado reformas e ampliação e suas instalações para oferecer conforto e melhor qualidade de ensino a todos os estudantes do meio rural de Tucumã. O que certamente deve colaborar no ensinamento e aprendizado dos alunos que estudam na zona rural.
Professor Vilmar Andrade Coordenador de projetos e convênio da Secretaria Municipal de Educação explica que a exemplos de outras escolas, foram trocados assoalho, reformadas paredes, portas e construído forro, além da construção de banheiro, despensa, cozinha, ventiladores além de instalação elétrica.   
 A professora Jaqueline Vieira Machado que lesiona na escola da V-15, esquina gaúcha disse estar muito feliz e com a reforma será mais prazeroso ensinar os alunos. Ela também agradeceu a Igreja Católica por ter cedido o espaço para que enquanto transcorria as obras de reformas da escola os alunos continuo a estudar dentro da Igreja. A professora fez referência ao senhor Irineu Guihl, dirigente da Comunidade São José, pelo o apoio e o empenho em sempre estar solidaria as causas de melhorias para todos da comunidade, seja no campo religioso ou no educacional.
  “Quando eu cheguei na escola, em 2011, O telhado apresentava problemas quando chovia molhada dentro da escola, as salas tinham uma estrutura precária, banheiro era de madeira improvisado dentro de uma mata o que oferecia risco para as crianças. Não tinha condições de ter uma qualidade no ensino. Agora, a prefeitura reformou toda a estrutura física o que permitirá um aprendizado de qualidade”. Frisa, professora Jaqueline.
Para os próximos dias a prefeitura de Tucumã juntamente com a Secretaria de Educação, há previsão que seja realizado a inauguração das escolas municiais da V-15, P- 5, P -3, Agrovila do Cuca e na cidade a moderna Escola Municipal Pro Mulher.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense