Movimentos sociais da P A 279 ocupam sede do Incra em São Félix do Xingu.

 ( Com Informações de/  Roney Wydiamaior) Integrantes da Federação dos Trabalhadores do Estado do Pará (FETRAGRI), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) composta por movimentos sociais, e trabalhadores rurais dos municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte e de São Félix do Xingu ocuparam neste fim de semana a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Félix do Xingu, na manhã desta sexta-feira (10).
Ocupações
O movimento foi de caráter nacional e no Estado do Pará além de São Félix do Xingu, foram registradas ocupações nas Superintendência Regional do Incra em Marabá e de Santarém.  A pauta de reivindicação abrange o retorno do Ministério do Desenvolvimento Agrário, reforma agrária nos assentamentos e melhoria para os funcionários do Incra, entre outras reivindicações.
Reforma Agraria e Agricultura Familiar
José Jocineis Oliveira dos Santos o popular “Zé Areia”, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Ourilândia do Norte, disse que a classe trabalhadora da região da P A 279 não aceita a extinção do MDA. Para os trabalhadores rurais, o ministério é considerado uma conquista da categoria. “Somos totalmente contra essa fusão. O MDA é uma pasta que tem a responsabilidade de gerenciar sobre 36 milhões de pessoas. Existe uma macroeconomia dentro da agricultura familiar e da reforma agrária”, afirmou, durante protesto realizado na Unidade Avançada do Incra de São Félix do Xingu.
Pauta
Quem comunga da mesma opinião é Marcela Pereira Salazar, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã que em entrevista na Rádio Correio FM, expos os motivos da manifestação apresentação uma pauta exclusiva para a classe rural e trabalhadora da P A 279: Volta do MDA. Desbloqueio do CGU. Agilidade da regularização fundiária. Volta dos Créditos habitação para o Incra. Recursos para recuperação de estradas vicinais e pontes. Apoio a mulheres rural. Agilidades e liberação da certidão do Incra para financiamento aos produtores rurais da P A 279, entre outros.
Medida provisória
Os movimentos sociais são contra a uma medida provisória (MP 726/16) do Presidente Interino do Brasil, Michel Temer, que extinguiu os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que passaram a ter as atividades unificadas no novo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense