Representantes da Comunidade Santa Marta mantem tradição com Fogueira de São João na Vicinal Cajazeira.

(Com Informações de Roney Wydiamaior) O Casal Ubaldino Oliveira e Silvia Bragança de Oliveira residente na vicinal Cajazeira e representantes da Comunidade Santa Marta, prepara mais uma edição da tradicional festa em homenagem a São João Batista. O evento está programado para iniciar logo mais as 20:00h com a realização de uma oração de um terço de intercessão de São João Batista.
De acordo com o senhor Ubaldino Oliveira, conhecido por todos no município de Tucumã de (Baldino da Cajazeira), essa comemoração já acontece na vicinal a pelo o menos uns 25 anos. Sendo que em sua propriedade rural esse será a segunda vez que acontece o festejo. Ele lembra que em 1995 o festejo foi realizado em sua residência e agora e um prazer voltar a recepcionar os amigos não só da vicinal cajazeira bem como aos amigos e conhecidos de comunidades da região e vicinais entre as quais P -14, Rosa de Sarom, Vicinal 13, 29 de Junho, V -6 Vila da P -5 entre outras.
Baldino agradece pelo o apoio de todos na realização do evento em especial os representantes da Comunidade Santa Mara que o ajudaram a montar a gigante fogueira de São João. O festejo contara também com comidas típicas, refrigerantes, agua, doces, bolos e carne assada. Também é aguardada a presença de autoridades municipais entre as quais o prefeito Adelar Pelegrini, vereadores municipais, secretários, presidentes de sindicatos e associações, além de outras lideranças.
Por que acendemos a fogueira no São João?
Acender a fogueira no São João é uma tradição! Mas onde surgiu esse hábito? O que ele significa? Bem, a fogueiras juninas são de origem européia e fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. A fogueira do dia de “Midsummer” (24 de junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia.
Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal.
Uma lenda católica conta que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
"A fogueira tá queimando em homenagem a São João...", cantou Luiz Gonzaga. De acordo com a tradição católica, a fogueira queimou, nas montanhas da Judeia, para anunciar o nascimento de João, no dia 24 de junho. Foi a forma que sua mãe Isabel encontrou para comunicar a chegada do filho à Maria, sua prima, que também estava grávida e seis meses depois daria luz a Jesus.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense