Cupuaçu pode ser usado para combater diabetes
Em 2015, a Sociedade Brasileira de Diabetes estimou que 12 milhões de brasileiros sofrem com os efeitos do diabetes mellitus tipo 2, que começa silenciosamente e é resultado de, entre diversos fatores, hábitos como o sedentarismo e a má alimentação.
Em tese de doutorado defendida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, a nutricionista Helena Rudge Barros buscou estudar formas capazes de reduzir as alterações metabólicas associadas tanto à diabete tipo 2 quanto à obesidade.Ao investigar como compostos bioativos de alimentos podem possuir efeitos benéficos à saúde, Helena optou por duas frutas nativas da região amazônica com potencial agroeconômico e que contêm grande número de compostos fitoquímicos que poderiam atuar sobre o metabolismo corporal: o camu-camu e o cupuaçu.
PESO
A pesquisa utilizou a suplementação com o extrato de compostos fenólicos (polifenóis). Polifenóis são substâncias naturais encontradas em plantas e alimentos. Muitas são classificadas como antioxidantes naturais e possuem propriedades terapêuticas.
Dentre suas principais conclusões, o estudo comprovou que a suplementação com o extrato de compostos fenólicos reduziu o ganho de peso corporal e diminuiu a intolerância à glicose e à insulina. Para Helena, novos estudos devem contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos, bem como quais metabólitos estão de fato associados aos efeitos benéficos que os compostos presentes nessas duas frutas.
Comentários
Postar um comentário