ALGUMAS CURIOSIDADES DA ELEIÇÃO 2016.

·         (Com Informações do Blog Zé Dudu). Em São Bernardo do Campo, São Paulo, o filho do ex-presidente Lula, Marcos Lula da Silva conquistou apenas 1.504 votos e não conseguiu se reeleger vereador no município que é o berço do partido criado pelo pai, o PT.
·         No último domingo (2), 57.941 vereadores conquistaram vagas nas Câmaras Municipais de todo o Brasil. Os partidos que mais conquistaram vagas foram o PMDB, com 7.571 candidatos eleitos; o PSDB, com 5.371, e o PP, que contabilizou 4.747 vereadores.
·         Por outro lado, 12 partidos (PSDB, PDT, PSB, PRB, PSC, PCdoB, PSL, PHS, PTN, PRP, PTC e Psol) conseguiram aumentar suas bancadas nos legislativos municipais. Apenas duas legendas, de extrema-esquerda, não elegeram ninguém: o PCO e o PSTU.
·         Apenas uma candidatura foi registrada em uma cidade do Ceará nas Eleições 2016. Em Jati, a 524 quilômetros de Fortaleza, o eleitor só teve como opção Maria de Jesus Diniz Nogueira, a Neta, do PSD. Ela se elegeu com 3.971 votos. Outros 1.533 eleitores anularam o voto e 229 votaram em branco.
·         Em Cariús (CE), cidade de pouco menos de 20 mil habitantes, dois candidatos tiveram o mesmo número de votos: 5.811. Nizo (PMB) e Iran (PSDB) tiveram, cada um, 48,34% dos votos válidos. Com o empate, a eleição foi decidida de modo inusitado: pelo critério “idade”. Iran, de 46 anos, desbancou Nizo, de 41.
·         Maricleide (PSD) foi eleita para a Prefeitura de Algodão de Jandaíra (PB) neste domingo (2), ao obter 1.234 votos, o que corresponde a 50,04% dos votos válidos para a disputa na cidade do Agreste da Paraíba. A vitória foi por apenas dois votos de diferença em relação ao segundo colocado, o candidato Cícero de Preto (PSB), que somou 1.232 votos, o equivalente a 49,96%. A disputa contou com apenas dois candidatos.
·         Ponte Alta do Norte, no Vale do Itajaí, foi o primeiro município do Brasil a concluir a apuração nas eleições 2016. O resultado dos votos da cidade foi conhecido às 17h12. O prefeito eleito foi Beto, do PMDB, com 55,44% dos votos válidos. Tinco (PSDB) teve 44,56% dos votos válidos.
·         Zé Antônio (PTB), de 27 anos, foi eleito prefeito de Itumbiara, no sul de Goiás. Ele é o substituto de José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, que morreu após um atentado durante uma carreata, no último dia 28.
·         Só 32,5%, ou 27 dos 83 deputados ou senadores que lançaram candidatura conseguiram se sair bem nas urnas. Dos 83 parlamentares, 81 eram deputados federais e dois senadores (Marta Suplicy, do PMDB, disputava em São Paulo, e Marcelo Crivella, do PRB, no Rio)
·         Eduardo Suplicy, do PT, em São Paulo, foi o candidato a vereador mais votado do Brasil, com 301.446 votos (5,62%).
·         No Pará, o partido que mais elegeu prefeitos foi o PMDB. O partido comandado pelos Barbalho no Estado obteve êxito em 42 municípios.
·         Com apenas 3.141 eleitores, o município paraense de Bannach foi o que registrou o menor número de eleitores. Lá, Geraldo Garrafa, do PEN, se elegeu vereador com apenas 92 votos.
·         Às 22h34 do domingo (02), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) totalizou a apuração nas 16.920 Seções Eleitorais em todo o estado. Nas Eleições Municipais 2016, 5.509.941 eleitores estavam aptos para escolher candidatos a prefeito e vereador nos 144 municípios do estado.
·         Na capital do Pará, que tem 35 vagas para vereador, 14 candidatos se reelegeram e 21 assumirão como novos vereadores. Uma renovação de 60% da Câmara Municipal de Belém.
·         No Pará foram registradas pelo Disque Denúncia, até o dia de votação, 5.736 denúncias. Dessas, 5.530 foram recebidas pelo aplicativo “Pardal”, da Justiça Eleitoral. Casos de propaganda eleitoral irregular foram os mais denunciados, com 2.240 denúncias, e crimes eleitorais diversos em segundo lugar com 1.348.
·         No dia da eleição, o Sistema “Ocorre JE” registrou 32 ocorrências ligadas a prisões de eleitores e candidatos, entre elas por compra de votos, boca de urna, transporte ilegal de eleitores, propaganda irregular. Já a Polícia Civil atendeu a 156 ocorrências em todo o estado do Pará.
·         Os eleitores não tiveram problemas com urnas eletrônicas no Pará. Em todo o estado foram registradas 108 substituições por urnas de contingência, o que representa menos de 1% do total. Apenas no município de Óbidos houve votação manual, pois, a bateria da urna acabou e não havia energia elétrica no local. Foram registrados 16 votos dessa forma, que foram apurados devidamente na Junta Apuradora da Zona Eleitoral.
·         Em Barcarena, o candidato Vilaça, do PSC, apontou a maior diferença percentual entre o eleito e o segundo colocado no Pará, 95,3%. Vilaça teve 36.055 votos (97,65%), contra 869 votos (2,35%) do candidato Pastor Medeiros, que chegou em segundo lugar.
·         Em Santa Maria das Barreiras aconteceu a menor diferença entre o prefeito eleito e o segundo colocado, 6 votos, ou 0,05%. O candidato Mussun, do PMDB, obteve 4,748 votos (45,72%) contra 4,742 votos (45,67%) da candidata Bruna Amâncio, do PROS.

·         Proporcionalmente, o vereador mais votado no Pará foi Léo, do PSDB do município de Rio Maria com 1.151 votos, o que equivaleu a 11,22% dos votos válidos. Se Leo estivesse disputando a eleição em Belém, o maior colégio eleitoral do Estado, esse percentual daria a ele nada menos que 85.326 votos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense