Encontro de prefeitos e vereadores reúne 2 mil participantes.

A Instrução Normativa n.º 001/2016/TCM, aprovada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), no último dia 6 de outubro, que disciplina orientações, prazos e regras técnicas acerca dos procedimentos administrativos vinculados à transição de governo/gestão, dos chefes de Poderes Municipais, por ocasião da transição de mandato e dá outras providências, é o tema central do Encontro de Prefeitos e Vereadores - Transição Responsável Para uma Gestão de Qualidade, que será realizado de hoje (3) até amanhã (4), no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Segundo o presidente do TCM-PA, conselheiro Cezar Colares, o evento tem como objetivo capacitar gestores para a adequação da gestão dos recursos públicos municipais no período de 2017 a 2020, bem como repassar orientações técnicas quanto ao processo de transição governamental no âmbito municipal.

No primeiro dia de encontro, cerca de duas mil pessoas participaram das palestras e painéis, entre prefeitos, vereadores, presidentes de Câmaras Municipais, procuradores, assessores técnicos e outras autoridades.

Após a solenidade de abertura, foi realizado o primeiro painel sobre  transição e os cuidados ao assumir a gestão municipal, proferido por Cezar Colares, presidente do TCM-PA, Marcos Antônio Ferreira das Neves, procurador Geral do Ministério Público Estadual, e Armando Farhat, delegado da Receita Federal em Belém, e o deputado estadual Márcio Miranda, presidente da ALEPA.

O conselheiro corregedor do TCM-PA, Daniel Lavareda, iniciou as atividades da tarde desta quinta-feira com a palestra “O Processo de Contas Eletrônico e os Determinantes de Reprovação de Contas em Final de Mandato”. Com os temas de relevância relacionados à transição de mandatos, prestação de contas para aqueles gestores que estão encerrando o mandato e melhores práticas de gestão pública, o público manteve o auditório lotado para a última palestra do dia com o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União.

Nardes enfatizou questões relacionadas à governança pública e a efetividade nos gastos públicos.

O encontro é realizado pelo TCM-PA, Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”/TCM-PA e e do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).

PERÍODO DE TRANSIÇÃO

Ao aprovar a Instrução Normativa n.º 001/2016/TCM, o Tribunal de Contas exerceu a sua missão institucional de adotar medidas visando garantir o controle externo, inclusive por meio de orientação pedagógica aos jurisdicionados, de caráter preventivo, com vistas a promover a eficiência na Administração Pública Municipal. A íntegra da Instrução Normativa n.º 001/2016/TCM está disponível no site www.tcm.pa.gov.br.

A Instrução Normativa n.º 001/2016/TCM prevê, por exemplo, que período de transição de mandato para o Chefe do Poder Executivo, é aquele compreendido entre a data da declaração do resultado da respectiva eleição pela Justiça Eleitoral e o 5º dia útil subsequente, após a posse do Prefeito eleito. Já para o Chefe do Poder Legislativo, é aquele período compreendido entre a data da declaração do resultado da eleição da mesa diretora e o 20º dia útil, após a posse do Vereador-Presidente eleito.

SEGUNDO DIA

A partir das 9h desta sexta-feira (4), será realizado o painel “ Transparência e o Controle dos Atos Públicos”, que terá como mediador o conselheiro do TCM-PA, Antônio José Guimarães, e como palestrantes Marcelo Moraes de Paula, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Paola Cals de Albuquerque Daher, analista de Controle Externo do TCM-PA, o promotor público Hélio Rubens e Lidiane Dias, professora da UFPA.

Em seguida, terá início o painel “Transferências Voluntárias”, que terá como mediadora a conselheira Mara Lúcia Cruz, Ouvidora do TCM-PA e como palestrantes Julival Silva da Rocha, conselheiro Substituto do TCE-PA e Márcia Costa, conselheira Substituta do TCM-PA.

EFETIVIDADE DE RECURSOS

A Efetividade dos Recursos Públicos é o tema do 4º painel, que inicia às 11h, tendo como mediador o conselheiro do TCM-PA, José Carlos Araújo, e como palestrantes o conselheiro Sérgio Leão, vice-presidente e diretor Geral da Escola de Contas Públicas do TCM-PA, Marcelo Moraes de Paula, auditor federal de Finanças e Controle da CGU, e Sandra Valente, técnica do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus).









O Encontro de Prefeitos e Vereadores - Transição Responsável Para uma Gestão de Qualidade será encerrado com a palestra “Governando com Criatividade e Responsabilidade em Épocas de Crise”, a ser proferida pelo governador do Estado do Pará, Simão Jatene.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense