Laudi Witeck oficializa autoridades do estado do Pará para participar do I Congresso de Mineração do Alto Xingu Mineração em Tucumã.

(Com Informações de Roney Wydiamaior/ Blog Repórter Carajás). Laudi Witeck, ex – prefeito e agora vereador eleito por Tucumã para o mandato 2017/2020, representou o município neste último sábado em Redenção no qual o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) fez a inauguração de um voou inaugural com serviços oferecidos pela as empresas aéreas Piquiatuba, Two p Flex e Pema.    

O programa ‘Voe Pará’ faz parte de uma série de ações e iniciativas do programa “Pará 2030”, do Governo do Pará e no primeiro voou inaugural estiveram presentes a bordo parlamentares e secretários de Estado.

Para Laudi Witeck que estava acompanhado de Clécio Witeck, médico veterinário e diretor da Agencia de Defesa Agropecuária do Pará (Adepara) e além de Júlio Gomes ‘Julinho do Rey das Bicicletas’, presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã (Aciapt) e o empresário Raimundo Nonato Mota ‘Nonato do Vôlei’. Afirmam que essas medidas são de extrema importância para fortalecer cada vez mais o desenvolvimento da região Araguaia destes 15 municípios do Sul do Pará o que contribuirá com a interligação rápida e segura com região norte do País.

O vereador eleito Laudi Witeck aproveitou a ocasião para convidar e oficializar com ofícios as autoridades estaduais para participarem no município de Tucumã, no início do mês de Dezembro no Salão Paroquial da Igreja Católica do I Congresso de Mineração do Alto Xingu Mineração (Comax). Evento promovido e organizado pelas as Cooperativa dos Mineradores de Tucumã e Alto Xingu (Coomtax) e Cooperativa de Garimpeiros de Ourilândia e Região (Cooperouri).
 
Segundo Laudi Witeck que já exerceu o cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente do município de Tucumã explica que a ideia neste evento e debater políticas públicas em conjunto com Governos municipais de todo o eixo da P A 279, Estadual e Federal no sentido que a sociedade entenda que é possível exercer atividade garimpeira de uma formula sustentável, socioeconômico cooperando para o desenvolvimento fazendo uma  socialização com a exploração da maior providencia mineral do planeta em função do crescimento sócio e econômico para todos.
 
Segundo Décio Matos, presidente da Cooperativa dos Mineradores de Tucumã e Alto Xingu (Coomtax) somente com esforços e a união de todos e possível avançar nessa discursão da legalização da atividade garimpeira não só nos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte mais em toda a região. “Para tanto o objetivo é mobilizar os órgãos federais, estaduais e municipais competentes para a legalização da atividade garimpeira e mineração de
maneira que o nosso povo tenha acesso legal e com respeito ao meio ambiente possa desenvolver esse estratégico e importante seguimento econômico em favor de nossa micro região”. Enfatiza, Matos.  


E esperando com muita expectativas as presenças de órgãos ligados direto e indiretamente a atividade garimpeira no Brasil e no Estado do Pará, como o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Instituto Brasileiro do Meio e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Ministério Público Federal (MPF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM – BIO), Casa Civil do Governo do Pará, Cedeme, Semas, Ministério Público Estadual (MPE). Além das prefeituras Municipais de Tucumã, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, além de diversos Deputados Estaduais e Federais.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense