Centro de Testagem e Aconselhamento de Tucumã disponibiliza atendimento e tratamento de casos de HIV.

(Com Informações de Roney Wydiamaior). O município de Tucumã disponibiliza diariamente testes rápidos de HIV, Sífilis, e outros que são aplicados para a população em geral no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Hospital Municipal Hilarina Barretos (HMHB) ou seja no 10 de maio localizado na Avenida Ceará no Bairro das Flores.
Nesse trabalho de ampliar a oferta ao diagnóstico, o município disponibiliza teste rápido de HIV, Hepatites Virais e Sífilis. Ele é seguro, gratuito e sigiloso. Realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado sai em cerca de 20 minutos e é comunicado diretamente por um profissional capacitado. O serviço também oferece aconselhamento e indica outros serviços de referência, em caso de necessidade.
Segundo Brais Ricardo Dutra, enfermeiro coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento de Tucumã, explica que a Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza uma equipe médica qualificada e capacitada ao qual envolve enfermeiros, psicólogos e assistente social. Brais informou ainda que cerca de 80 pessoas são assistidas pelo o poder público via Tratamento Fora de Domicílio (TFD). 
Fique Sabendo
O HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas e de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação.
Beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas não transmitem a doença e não há risco nesses tipos de contato com uma pessoa soropositiva.
Números
Dados levantados pela a reportagem junto a 12º Centro Regional de Saúde, órgão ligado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) e ao Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN), computados até o dia 08 de Julho de 2016 apontam os seguintes números.  
Água Azul do Norte: 04. Bannach: 03. Conceição do Araguaia: 34.Cumarú do Norte: 08. Floresta do Araguaia: 10.Ourilândia do Norte: 62.Pau D’arco: 03.Redenção: 149.Rio Maria: 18.Santa Maria das Barreiras: 10.Santana do Araguaia: 42.São Félix do Xingu: 67.Sapucaia: 05.Tucumã: 49. Xinguara: 39
Dia

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi definido pela Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a doença. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte de New York para homenagear amigos portadores da doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense