Dengue: 39 cidades do PA em situação de alerta.

Segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, 39 cidades paraenses encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Desse total, 13 municípios estão em risco e 26 em alerta. Outros 36 estão em situação satisfatória. Tucumã, é uma das cidades em alerta.
Os dados do LIRAa foram apresentados anteontem pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também divulgou a nova campanha deste ano para combate ao mosquito transmissor das 3 doenças. A ação chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes.
Este ano, até o último dia 14, foram contabilizados 6.079 casos de dengue, 2.336 de zika e 615 de febre chikungunya no Pará, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A maior ocorrência de dengue está em Belém, com 554 casos. Dos 3.704 municípios brasileiros que estavam aptos a realizar o LIRAa - aqueles que possuem mais de 2 mil imóveis - 62,6% (2.284) participaram da edição deste ano. Realizado em outubro e novembro deste ano, o levantamento é um instrumento fundamental para o controle do Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os tipos de depósito onde as larvas foram encontradas e priorizar as medidas mais adequadas para o controle do mosquito no município.

LEVANTAMENTO
O levantamento é feito a partir da adesão voluntária das cidades. Ricardo Barros vai propor que a participação dos municípios com mais de 2 mil imóveis seja obrigatória, a partir de 2017. Os depósitos de água, como toneis, tambores e caixas d’água, foram os principais tipos de criadouro na região Nordeste e Sul. Já o depósito domiciliar, categoria em que se enquadram vasos de plantas, garrafas, piscinas e calhas, predominou na região Sudeste. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o lixo foi o depósito com maior número de focos encontrados.
DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

MUNICÍPIOS EM ALERTA

1 - São Domingos do Araguaia. 2-Sapucaia.3- Canaã dos Carajás.4- Oriximiná.5- Pau D´Arco.6-Breu Branco. 7- Parauapebas. 8 –Marapanim.9-Santarém.10-Piçarra.11-Redenção.12-Acará.13-Curionópolis.14-Marabá.15-Santana do Araguaia.16-Castanhal. 17-Mojuí dos Campos.18-Santa Izabel do Pará.19-Tucumã.20-Xinguara.21-Ananindeua.22-Marituba.23-Belém.24-Itaituba. 25-Ourilândia do Norte.26-São Geraldo do Araguaia.

MUNICÍPIOS EM RISCO

1 - Cumaru do Norte.2-Rio Maria.3- Água Azul do Norte.4-São Félix do Xingu.5-Monte Alegre.6- Floresta do Araguaia.7- Bom Jesus do Tocantins.8-Novo Progresso.9- Rurópolis.10- Santa Maria das Barreiras.11-Rondon do Pará.12- Brejo Grande do Araguaia.13- Santa Bárbara do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense