Prefeito Adelar Pelegrini se reúne com lideranças rurais e faz prestação de contas sobre ações na Agricultura.

(Com Informações de Roney Wydiamaior/ Fotos Mauri Becker) O prefeito reeleito de Tucumã, Adelar Pelegini (PMDB), juntamente com Clarismar Pinto de Oliveira, Secretário Municipal de Agricultura, apresentaram as principais ações desenvolvidas no setor rural nesses 1.439 dias, ou seja durante os anos de 2013.2014.2015 e 2016. O evento de prestação de contas e das ações entre governo e produtores rurais, transcorreu no auditório da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã (ACIAPT).

 

Para Adelar Pelegrini e muito importante que a classe agropecuária continue sendo ouvida, defendida e valorizada, pois é a classe que iniciou o crescimento e desenvolvimento, colaborando ativamente com Tucumã. 

O objetivo do encontro foi de prestar contas sobre os investimentos públicos no campo de 2013 a 2016 em Tucumã. O secretário titular da pasta, Clarismar Pinto de Oliveira explanou para os produtores rurais presentes o objetivo de cada ação.

 

Dentre as várias ações da secretaria de agricultura do município, destaca-se as parcerias entre poder público entidades  com os produtores rurais. 

Investimentos

 

Prefeito Adelar Pelegrini enfatizou o fato de Tucumã atualmente permitir essa união, harmonia entre o poder público com as entidades o que permite colher bons frutos.

Os trabalhos mais destacados pelo os servidores da agricultura, na administração do Prefeito Adelar Pelegrini em prol do homem do campo foram: Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteria. Programa Cacau Legal. Projeto de Aquicultura e Pesca. Programa Compra Direita – Aquisição de Alimentos da Agricultura da Familiar (PPA - Programa de Aquisição de Alimentos) (PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar). Projeto Cinturão Verde. Programa Terra Fértil (Patrulhas Mecanizadas Agrícolas). Assessoria Técnica Agronômica, Zootécnica e Gerencial. Certificação de Qualidade dos Produtos de Origem Animal – (Sistema de Inspeção Municipal). Emissão do Imposto Territorial Rural (ITR). Declarações para Fins de Aposentadoria Rural. Mercado Livre do Produtor Rural. Projeto Rural Sustentável. Viveiro Municipal. Capacitações e Treinamentos.

O presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã, Júlio Gomes  parabenizou a prestação de contas e o trabalho do poder público com as comunidades do campo. 

 

Dentre as várias ações da secretaria de agricultura do município, destaca-se as parcerias entre poder público com os produtores rurais em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Associações de Trabalhadores Rurais de Tucumã , aos quais tiveram objetivo de ouvir as reivindicações dos mesmos e apresentar o empenho e suporte da atual administração de forma a proporcionar aos produtores rurais, melhores condições para ampliar a produtividade, através de projetos e apoio técnico. 

Divino Galvão, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia , expressou seu entusiasmo com a maneira que estão sendo feitos os investimentos no setor rural.

 

Parcerias

 

Carlos Kuhn Presidente da Associação dos Aquicultores de Tucumã e Região, acredita no crescimento no setor da piscicultura.

Para essas conquistas destaca-se as parcerias com SEBRAE – Projetos: Bacia Leiteira, Piscicultura, Cacau e Horticultura. SAGRI – Doação de Sementes, Cessão de Trator Agrícola e Casas de Farinha. SEPAQ – Feira do Peixe. STTR – Participação nas Reuniões Mensais dos Presidentes de Associações e Outras Atividades Conjuntas. ADEPARÁ – Técnicos Cedido para o Órgão Estadual. FUNDAÇÃO VALE – Capacitações em Cacauícultura P -9 e Cursos de Bovinocultura para Cooperados da Cooleite. IMAFLORA (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) -  Capacitações em Cacauicultura. EMATER – Cursos Beneficiamentos de Frutas e outros eventos. CASA FAMÍLIAR RURAL – Apoio para Realização de Aulas, Cursos, Estágio dos Jovens Formandos. CÃMARA DE VEREADORES – Projetos Aprovados. ASSOCIAÇÕES DE PEQUENOS PRODUTORES – Cursos e Outros. COOLEITE – Apoio Estrutura Física para Reuniões e Projetos. SECRETARIA DE OBRAS – Manutenção de Estradas e Cavação de Tanques (Retroescavadeira da Agricultura a Disposição da Secretaria de Obras).  SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – PNAE (Merenda Escolar). E Outros. SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE – Palestra e Infraestrutura.

Vilmar Ferreira dos Santos, Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e atualmente, Vice – Presidente do Sindicato dos Trabalhares e Trabalhadoras Rurais de Tucumã. 

O secretário Clarismar enfatizou que a Secretaria de Agricultura e as entidades citadas, trabalharam em parceria para buscarem recursos e juntos resolverem da melhor maneira os problemas existentes, com o objetivo de apoiar as iniciativas dos produtores, contribuindo para o sucesso e maior produtividade no campo, viabilizando soluções para a sustentabilidade em benefício da sociedade e do desenvolvimento econômico, social e cultural.
O secretário Clarismar enfatizou que a Secretaria de Agricultura e as entidades citadas, trabalharam em parceria para buscarem maior produtividade no campo.
Prefeito Adelar Pelegrini destacou as ações da prefeitura através da Secretaria de Agricultura em prol do homem do campo com apoio levando assistência técnica e com as patrulhas agrícolas permitiu aração de terras para o plantio e a formação de pastagem. Pelegrini enfatizou o fato de Tucumã atualmente permitir essa união, harmonia entre o poder público com as entidades o que permite colher bons frutos.
Valdemar Pacheco, Presidente da Associação da Casa Familiar Rural de Tucumã e Ourilândia do Norte.
Ainda de acordo com o chefe do executivo municipal ao reportar a ao produtor rural lembrou que é uma classe que nos deu e continua dando muito orgulho, pela determinação e pela forma com que desenvolvem este trabalho no campo. “Estamos firmes no objetivo de promover o fortalecimento, inovação, competência e valorização do produtor rural. E muito importante que a classe agropecuária continue sendo ouvida, defendida e valorizada, pois é a classe que iniciou o crescimento e desenvolvimento, colaborando ativamente para que Tucumã se tornasse a cidade pujante dos dias atuais”, ressaltou o prefeito em seu pronunciamento, ao falar da importância do produtor rural.
O presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã, Júlio Gomes o Julinho do Rey das Bicicletas, parabenizou a prestação de contas e o trabalho do poder público com as comunidades do campo. “Anteriormente a gente não via o que vemos agora. Agora a tranquilidade de vermos que estamos no rumo certo. Vejo agora a secretaria um aliado”, concluiu.
Divino Galvão, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte, expressou seu entusiasmo com a maneira que estão sendo feitos os investimentos no setor rural tanto na agropecuária como na agricultura familiar. “Eu parabenizo a todos envolvidos nesse projeto e em especial ao prefeito Adelar Pelegrini por permiti que essas ações alavancam o agronegócio no município o que é sem dúvida o que vem sustentando este Pais” ponderou Galvão.
Para Marco Aurélio, consultor do Sebrae enalteceu os apoios recebido no município pelo o governo municipal em apoiar projetos que visam a sustentabilidade e a rentabilidade do homem do campo. 
Para Marco Aurélio, consultor do Serviço de Apoio de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) enalteceu os apoios recebido no município pelo o governo municipal em apoiar projetos que visam a sustentabilidade e a rentabilidade do homem do campo. Dentre os diversos projetos de consultorias desenvolvidos se destaca a criação de peixe ao qual nesses três anos Tucumã saiu de três toneladas para 14 mil toneladas de pescado o que possibilitou investimentos no setor com a criação da Associação dos Aquicultores de Tucumã e Região (Aquitur) e que hoje os piscicultores já podem comercializar o produto a partir da regularização ambiental  que representa inicialmente um investimento inicial para o município algo entorno de mais de R$ 200 mil reais. 
Representatividade

Participaram da reunião o Prefeito Adelar Pelegrini, Presidente dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte, Divino Galvão, Júlio Gomes, Presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã, Vilmar Ferreira dos Santos, Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e atualmente, Vice – Presidente do Sindicato dos Trabalhares e Trabalhadoras Rurais de Tucumã,  Valdemar Pacheco, Presidente da Associação da Casa Familiar Rural de Tucumã e Ourilândia do Norte. Carlos Kuhn Presidente da Associação dos Aquicultores de Tucumã e Região. Marco Aurélio Consultor do consultor do Serviço de Apoio de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) José Valnei Pinto de Oliveira (Tiririca), Presidente da Câmara de Vereadores, representante da Agro Social Zambeze além de produtores e trabalhadores Rurais.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense