Bom desempenho de alunos leva três professores para Jornada de Aprendizagem.
(Por Kátia Aguiar/ Com a colaboração
de Mari Chiba). Três professores de escolas públicas do Pará embarcam nesta quinta-feira (26)
para uma Jornada de Aprendizagem no Rio de Janeiro (RJ). A experiência é fruto
de premiação da 2ª edição do Sistema de Reconhecimento do Pacto pela Educação
do Pará concedida em novembro do ano passado, por meio de sorteio, aos
professores cujos alunos obtiveram melhores desempenhos no Sistema Paraense de
Avaliação Educacional (SisPAE), em 2015. A jornada acontecerá de 26 a 29 de
janeiro.
Os
professores premiados são Carlos Alberto Vieira Ribeiro, da Escola Estadual
João XXIII, em São Sebastião da Boa Vista, município do Arquipélago do Marajó;
Américo Júnior Farias Sales, da Escola Estadual de Ensino Técnico e Educação
Profissional (Etepa), em Paragominas, na região nordeste, e Vilmar Andrade do
Nascimento, da Secretaria Municipal de Educação de Tucumã, município do sudeste
paraense.
Para o professor Carlos Alberto Ribeiro, ser premiado com a viagem da Jornada Pedagógica encoraja a continuar lutando por uma educação transformadora, capaz de mudar essa imagem negativa de país que não valoriza a educação. “Atitudes como essa, de valorização, fortalecem nosso compromisso com nossos jovens, que almejam dias melhores pra si e suas famílias através da educação, que quase sempre é a única esperança de dias melhores para eles”, afirmou.
Para o professor Carlos Alberto Ribeiro, ser premiado com a viagem da Jornada Pedagógica encoraja a continuar lutando por uma educação transformadora, capaz de mudar essa imagem negativa de país que não valoriza a educação. “Atitudes como essa, de valorização, fortalecem nosso compromisso com nossos jovens, que almejam dias melhores pra si e suas famílias através da educação, que quase sempre é a única esperança de dias melhores para eles”, afirmou.
Este ano, em função do calendário das redes de ensino públicas no Rio de
Janeiro estar em recesso, a programação terá caráter mais cultural. Os
professores também participarão de visita ao Ginásio Experimental Olímpico Dr.
Sócrates, ao Museu do Amanhã, ao Museu de Arte do Rio (MAR) e visita ao
Bondinho do Pão de Açúcar.
Bons
resultados - Segundo o professor Américo
Sales, o Sistema de Reconhecimento do Pacto pela Educação é importante como
instrumento de visibilidade dos bons resultados obtidos pelos profissionais da
área. “Esta iniciativa de reconhecimento é de muito valor e importância
intelectual, e deveria acontecer sempre”, ressaltou. Entre os professores
premiados é grande a expectativa de conhecer outro estado e depois compartilhar
com sua família e amigos. “No momento estou realmente na expectativa. Creio que
será de muita aprendizagem e, após essa premiação e jornada de aprendizagem, o
docente, com certeza, fica mais incentivado a melhorar cada vez mais o seu
desempenho para a melhoria da educação dos seus alunos”, destacou.
Os professores foram premiados durante a cerimônia do Sistema de
Reconhecimento do Pacto pela Educação do Pará, realizada no início de novembro
passado. Durante o evento, foram reconhecidos os resultados de alunos,
professores, gestores, coordenadores pedagógicos e secretários municipais de
educação.
“Quando alunos e professores são reconhecidos, achamos sempre motivos
para nos empenharmos cada vez mais, e nossos alunos também", afirmou o
professor Carlos Alberto Ribeiro. "Estou muito feliz pelo reconhecimento e
acho um ponto extremamente positivo para alavancar uma educação de qualidade e
espantar a crise educacional que assola nosso estado há bastante tempo. Mas
nada substitui a alegria de ser reconhecido”, acrescentou.
O SisPAE, base do Sistema de Reconhecimento, é um dos programas que
compõem o Pacto pela Educação do Pará. O sistema avalia anualmente o
aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática de milhares de estudantes e
possibilita a realização de um diagnóstico educacional de escolas e redes de
ensino, contribuindo diretamente para a melhoria da educação pública. Em 2016,
participaram da avaliação 564 mil estudantes, do Ensino Fundamental e Médio, de
4.105 escolas públicas estaduais e municipais.
Comentários
Postar um comentário