Departamento integrado de documentação do município de Tucumã há 30 anos levando cidadania para a população.
(Com Informações de Roney
Wydiamaior/ Fotos de Yanne Braga). José
Carlos, responsável há 32 anos pelo o departamento de identificação da prefeitura
de Tucumã pode ser considerado um dos primeiros servidores público municipal do
município. Ele nos conta que chegou no município no ano de 1985 vindo prestar
serviço para a empresa Andrade Gutierrez e no ano seguinte implantou o serviço
de identificação já pelo o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Tucumã
(Codetuc), que tinha como objetivo ordenar as ocupações urbanas,
preservando o planejamento urbanístico, áreas ambientais comuns, serviços
públicos essenciais e os bens da União guardados e em uso pelo poder público
municipal e que em 1988 ocorreu a emancipação do município de Tucumã.
O departamento de identificação é uma unidade que tem como objetivo de
facilitar o acesso das comunidades aos serviços públicos, através da emissão de documentos
essenciais para o exercício da cidadania, como Carteira de Identidade, Carteira
de Trabalho, Alistamento Militar e Antecedentes Criminais.
Com o serviço de identificação a
população de Tucumã contam com um atendimento mais acessível e eficaz para
obtenção de documentos, viabilizando a participação em Programas de Governo,
assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades na
geração de renda.
De acordo com José Carlos os serviços
de cidadania são realizados através de um convênio entre a prefeitura de Tucumã
com o governo do Estado e os trabalhos são inspecionados pela a delegacia de
polícia civil. Já a emissão da reservista e de competência da delegacia do
exército na cidade de Marabá.
Apesar da demanda pela a procurar pela
a emissão de documentos, Tucumã no momento é a única cidade da P A 279 que está
emitindo todos os documentos para o cidadão e isso se deve ao fato de que o
município estar adimplente com os órgãos competente.
Os cidadãos e cidadãs tucumaenses
continuaram a receber seus documentos já estão sendo realizados ampliação do
local e a contratação de servidores, o que é mais uma ação da administração do
Prefeito Adelar Pelegrini e do Vice Prefeito Dr. Miguel Marques em busca da
cidadania plena para a população. É a Prefeitura de Tucumã priorizando os
investimentos municipais em ações em que a municipalidade seja beneficiada no
seu coletivo.
O Departamento integrado de documentação do município de Tucumã funciona
no setor Morumbi realiza diariamente diversos atendimentos à população. Um dos
destaques do trabalho do departamento de documentação é a emissão de documentos
de identidade (RG) podendo atender até 50 pessoas diariamente.
De segunda à sexta-feira a população tem acesso ao atendimento e pode
solicitar a emissão da cédula de identidade brasileira do registro geral (RG) e
tem acesso também a outros serviços como a carteira de trabalho e previdência
social (CTPS) que a partir de agora será digital e passará ser emitida pelo o
município no sistema on linne, alistamento militar que é um ato obrigatório a
todo jovem do sexo masculino entre outros serviços e a identificação civil e
criminal.
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