Produtores rurais recebem palestra técnica para produção de cacau fino no município de Tucumã.

(Com informações de Roney Wydiamaior) O município de Tucumã já configura como uns dos grandes produtores de amêndoa de cacau no estado do Pará e agora quer se consolidar como produtor de grandes volumes de cacau de qualidade e há uma efervescência dos produtores, que em regra são de agricultura familiar, em apreender técnicas de pré – processamento da amêndoa para obter cacau fino.


Segundo Demendes para produzir o cacau fino será necessário implementar boas práticas, técnicas, fermentação, secagem e o processando da amêndoas de cacau.
 Nessa perspectiva inicia no município de Tucumã através das parcerias entre Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria Municipal de Agricultura de Tucumã (Semagri), Cooperativa Mista Agropecuária de Tucumã (Coopertuc), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Prefeitura, Câmara Municipal de Tucumã e da empresa Benke Gastronomia. As ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau é apoiado pelo o Fundo de Apoio a Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau).

Segundo Demendes para produzir o cacau fino será necessário implementar boas práticas, técnicas, fermentação, secagem e o processando da amêndoas de cacau.
O empresário Cesar Mendes, proprietário da fábrica Demendes Chocolate de Origem Amazônia na cidade de Belém ao qual e considerado uma referência na produção e comercialização do cacau fino na Amazônia legal, proferiu palestra para produtores de cacau na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Tucumã (Straf). Demendes já desenvolve um trabalho a mais de uma década com ribeirinhos de comunidades de florestas levando capacitação para a produção do cacau fino e que toda a produção já é comercializada para o estado de São Paulo.

Segundo Demendes aos visitar propriedades rurais no município de Tucumã vê a oportunidade de negócio e agregar valor ao produto para os produtores rurais e que com um trabalho será possível produzir o cacau fino e com isso melhorar o poder aquisitivo, mas que para isso será necessário uma estruturação técnica para aperfeiçoar a produção.

De acordo com a engenheira agronômica Cássia Alexandrino lotada na Secretaria Municipal de Agricultura de Tucumã, explica que esse projeto tem o objetivo de promover consultoria para a capacitação dos produtores de cacau no município a fim de realizarem colheita, fermentação e secagem adequada. Essas consultorias com ênfase na melhoria da qualidade da amêndoa do cacau vai gerar um produto com maior qualidade podendo atender públicos mais exigentes na fabricação de chocolate, o que agregará valor comercial na amêndoa. E em breve Tucumã entra no cenário da produção de cacau fino.



Na opinião de Darci Antônio Arend, Secretário Municipal de Agricultura de Tucumã classificou o encontro como muito proveitoso devido ter envolvido produtores e técnicos. “Um momento sublime e de grande oportunidade para ouvir o produtor e conhecer seus anseios e necessidades. Devemos oferecer sempre juntos e caminhar numa mesma direção, afinal os nossos interesses eles são comuns e nós queremos oferecer a tecnologia para que se produza mais cacau e a responsabilidade do produtor e produzir cacau com base nas tecnologias recomendadas no sentido de atingi o mercado consumidor do cacau fino”. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense