Requerimento de Savanas visa buscar recursos para atender comunidade indígena Kayapó sobre investimentos em infraestrutura.

(Com Informações de Roney Wydiamaior) Os vereadores de Tucumã, aprovaram por unanimidade requerimento 011/2017 de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Savanas em que solicita viabilização de recursos financeiro por meio do Ministério da Integração Nacional para que o município de Tucumã possa fazer a recuperação em 74 km de estrada vicinal que dá acesso a Aldeia Kikretum e também a construção de uma ponte para atravessar o Rio Branco.

Savanas, recebeu abaixo - assinado dos indígenas Kayapó, pertencente a Aldeia Kikretum, solicitando apoio para solucionar problemas com estradas e pontes.
A preocupação do vereador Savanas e em razão do estado de quase intrafegabilidade que a estrada vicinal se encontra no momento. As liderança indígenas da etnia Kayapó fizeram um abaixo assinado constando aproximadamente 300 assinaturas o qual foi devidamente anexado ao requerimento e será encaminhado para Helder Barbalho, Ministro da Integração Nacional.

Segundo o parlamentar desde de sua abertura na década de 80 nunca teve um serviço de conservação no intuito de mantê-la em boas condições de trafegabilidade a recuperação da ponte e de extrema importância devido a comunidade indígena ficar no isolamento e ter que acessar Tucumã a partir de São Félix do Xingu, onde tem acesso pelo o Rio Fresco em uma viagem que chega a durar mais de um dia.

Em sua justificativa, o vereador Savanas informa que os irmãos indígenas viviam em completo isolamento com o acesso somente pelo o rio que não dá navegabilidade no verão. Tempos depois houve a atividade madeireira e garimpeira na Reserva que se utilizava aviões de pequeno porte e assim davam um apoio de deslocamento para índios daquela aldeia.



Ainda segundo Savanas, hoje a situação está diferente, a estrada que dá acesso a aldeia com extensão de 74 km. A partir da Rodovia Estadual P A 279 encontra-se praticamente intrafegável e com o agravante da ponte sobre do Rio Branco com 65 metros de extensão que também encontra-se em ruina. “Essa situação coloca em risco toda uma comunidade que depende da cidade de Tucumã para abastecer e também é o local onde buscam assistência à saúde. Hoje em caso de emergência fica muito difícil a situação, uma vez que é grande a dificuldade de deslocamento, podendo levar os doentes a óbito, em caso de emergência, sem que o município possa fazer grande coisa, apesar da boa vontade”. Lembra Savanas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense